Busca avançada
Ano de início
Entree

A estrutura física de calcários e a reatividade como sorventes de poluente atmosférico

Processo: 08/07215-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic
Beneficiário:Daniela Andresa Mortari
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Combustão   Carvão mineral   Termogravimetria   Sorção   Calcário

Resumo

A utilização de carvões minerais torna-se uma alternativa para suprir a crescente demanda energética. Porém a combustão de carvões brasileiros desperta consideráveis preocupações ambientais, principalmente por possuírem índices de enxofre que variam entre 1 e 6%. A combustão destes carvões em plantas convencionais é problemática devido à geração e emissão de SO2 para a atmosfera. Uma alternativa para minimizar este problema é utilizar combustores de leito fluidizado que permitem a adição de calcário possibilitando a remoção de SO2. O objetivo deste projeto é empregar a termogravimetria para estudar o processo gás-sólido SO2-CaO, fazer um planejamento experimental fatorial para comparar o comportamento de sorção de gases poluentes por diferentes calcários nas condições otimizadas. À partir destes resultados será feito um estudo para se avaliar a estrutura porosa desenvolvida pelos calcários ao longo da calcinação e correlacionar estas características com a capacidade reativa destes sorventes frente ao SO2. Estudos direcionados para aumentar a conversão do material reagente e conseqüentemente diminuir o impacto ambiental e utilização de matéria prima são de grande importância principalmente tratando-se de alternativas sustentáveis para o setor energético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORTARI, DANIELA A.; AVILA, IVONETE; CRNKOVIC, PAULA M. Response Surface Methodology Applied to the Evaluation of the SO2 Sorption Process in Two Brazilian Limestones. ENERGY & FUELS, v. 27, n. 6, p. 2890-2898, JUN 2013. Citações Web of Science: 2.
MORTARI, DANIELA ANDRESA; CRNKOVIC, PAULA MANOEL; ÁVILA, IVONETE; MILIOLI, FERNANDO EDUARDO. Interpretação do mecanismo de difusão no processo gás-sólido da reação de dessulfurização. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1887-1891, 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORTARI, Daniela Andresa. A estrutura física de calcários e a reatividade como sorventes de \'SO IND.2\'. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.