Busca avançada
Ano de início
Entree

Por dentro do espelho: reflexões sobre o feminino negro em Raça Brasil

Processo: 08/07287-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Dagoberto José Fonseca
Beneficiário:Leandro José dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade étnica   Indústria cultural   Feminino   Mulheres   Negros   Representações sociais   Revistas

Resumo

As representações sobre o feminino negro nos enunciados da indústria cultural estabelecem novas formas de compreensão sobre a imagem da mulher. Atualmente os aparelhos de comunicação da mídia também incorporaram a feminilidade negra como objeto simbólico importante ao incentivo do uso de determinados produtos. Assim, ao tornar público as representações femininas negras, as revistas femininas, em geral, e a Revista Raça Brasil, em particular, estabelecem novas formas para o entendimento das identidades de mulheres negras brasileiras mediante as relações sociais à distância. Na medida em que beleza, moda e o uso de determinados produtos se colocam como elementos centrais na construção das identidades, há também um estreitamento entre consumo e identidade. A identidade é marcada por símbolos e signos que constituem os próprios bens com os quais as pessoas se identificam. Diante disso, nossos objetivos incluem uma tentativa de se pensar quais são as representações que os produtores de Raça Brasil utilizam para formular essa revista e quais são os sentidos e significados captados pelas mulheres negras que lêem Raça Brasil para elaborar uma imagem coerente sobre si mesmas. Faremos isso distinguindo três campos objetivos de análise: o campo de produção e difusão das formas simbólicas; o campo da formação da mensagem nos meios de comunicação; e o campo de recepção e apropriação das mensagens da mídia, mediante um trabalho etnográfico e análise dos enunciados da mídia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Leandro José dos. Por dentro do espelho : reflexões sobre o feminino negro em Raça Brasil. 2011. 158 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.