Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposição dos modelos de expansão intragenômica dos elementos transponíveis 412, F e Bari em Drosophila melanogaster e D. simulans e análise de fatores que possam interferir na dinâmica de transposição

Processo: 08/07629-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Beneficiário:Elaine Silva Dias
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila   Evolução molecular

Resumo

O método de Median Joining Network tem sido utilizado para análise das relações entre as cópias de famílias e de subfamílias de elementos transponíveis por mostrar-se adequado para analisar relações evolutivas de sequências intraespecíficas que apresentam baixa divergência. O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo de expansão dos elementos transponíveis 412, F e Bari (1 e 2) em D. melanogaster e D. simulans, de modo a caracterizá-los dentro dos modelos "master copy", "transposon" ou "intermediário" por meio de uma análise de Median Joining Network. Para isso, será realizada uma análise in sílico para identificar os elementos transponíveis 412, F e Bari nos genomas sequenciados de D. melanogaster e D. simulans. Essas sequências serão alinhadas e agrupadas com o auxílio da ferramenta Network, resultando na obtenção do modelo de expansão das sequências de TEs de cada família, em cada espécie. Também serão realizadas análises moleculares (amplificação, clonagem e sequenciamento) em linhagens oriundas de populações naturais, ancestrais, anciãs e invasoras, das duas espécies para obter as seqüências desses elementos, que serão alinhadas e agrupadas para análise do modelo de expansão. Além de permitir propor o modelo de expansão intragenômica desses elementos, este estudo propiciará elementos para avaliar se fatores intrínsecos aos elementos (sub-classe a que pertencem, proporção total de elementos no genoma, número de inserções específico do elemento estudado), das espécies (tamanho do genoma, tamanho populacional, estado ancestral, ancião ou colonizador) e do ambiente (temperatura) interferem nessa dinâmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, ELAINE SILVA; APARECIDA CARARETO, CLAUDIA MARCIA. Ancestral polymorphism and recent invasion of transposable elements in Drosophila species. BMC Evolutionary Biology, v. 12, JUL 23 2012. Citações Web of Science: 6.
DIAS, ELAINE SILVA; APARECIDA CARARETO, CLAUDIA MARCIA. msechBari, a new MITE-like element in Drosophila sechellia related to the Bari transposon. GENETICS RESEARCH, v. 93, n. 6, p. 381-385, DEC 2011. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Elaine Silva. Proposição dos modelos de expansão genômica dos elementos de transposição 412 e Bari no genoma de espécies do grupo melanogaster e em populações naturais de Drosophila melanogaster e de D. simulans. 2011. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.