Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação cultural e validação do instrumento modified dyspnea index

Processo: 08/07649-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria Cecília Bueno Jayme Gallani
Beneficiário:Cinthya Tamie Passos Miura
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dispneia   Inquéritos e questionários   Doenças cardiovasculares   Adaptação cultural

Resumo

A dispnéia é um dos sintomas que ocorre nas doenças cardiovasculares, que constitui uma importante causa de morbi e mortalidade no mundo. A subjetividade desse sintoma dificulta sua quantificação de forma exata, o que levou ao desenvolvimento de questionários, como o Modified Dyspnea Index, com o objetivo de promover a avaliação mais específica da dispnéia. Objetivos: Este estudo tem como objetivo realizar a adaptação cultural do instrumento Modified Dyspnea Index para a língua portuguesa do Brasil; testar sua confiabilidade, sua validade pela correlação com a aplicação da escala Modificada de Borg. Metodologia: Para a adaptação cultural será empregada uma metodologia recomendada internacionalmente. Para o teste de confiabilidade e validade, o instrumento será aplicado em uma população portadora de doença cardiovascular que tenham dispnéia como fator limitante. Análise de dados: Os dados coletados serão submetidos inicialmente à análise descritiva e a seguir às análises inferências. Será empregado coeficiente Kappa para análise da concordância do teste-reteste e coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman para o teste da correlação do instrumento MDI com o consumo máximo de oxigênio (mensurado e previsto pelo teste de esforço), distância percorrida no teste de 6 minutos e escala de Borg modificada. Análises de associação e comparação poderão ser realizadas para análises secundárias dos dados. Será adotado pd 0,05 como nível de significância.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIURA, Cinthya Tamie Passos. Adaptação cultural e validação do instrumento Modified Dyspnea Index. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.