Busca avançada
Ano de início
Entree

Vulnerabilidade sociodemográfica e os acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Campinas

Processo: 08/07667-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia
Pesquisador responsável:Tirza Aidar
Beneficiário:Ana Carolina Soares Bertho
Instituição-sede: Núcleo de Estudos da População (NEPO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desigualdades em saúde   Mortalidade   Análise espacial

Resumo

A pesquisa tem como objetivo central estudar a evolução da morbimortalidade devido aos acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Campinas, a partir de uma perspectiva demográfica e espacial. Parte-se do pressuposto de que a gravidade, características gerais e distribuição espacial dos acidentes estão estreitamente correlacionadas à dinâmica socioeconômica e demográfica intrametropolitana, assim como ao perfil sociodemográfico das vítimas envolvidas, o que, por sua vez, pode ser identificado segundo a localização e caracterização dos espaços de residência destas. Nesse sentido, através de desenho de estudo ecológico, as análises consideram que para o enfrentamento dos riscos e adversidades os indivíduos contam com facilidades, ou constrangimentos, relativos ao grupo socioespacial em que vivem (meio ambiente físico, social e demográfico).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTHO, Ana Carolina Soares. Vulnerabilidade social e os acidentes de trânsito em Campinas - SP. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.