Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de biodiesel a partir de óleo de mamona empregando etanol subcrítico

Processo: 08/07722-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Julie Katerine Rodriguez Guerrero
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Óleo de mamona

Resumo

As preocupações ambientais evidenciadas com o protocolo de Kyoto, a grande demanda de recursos energéticos pelos sistemas de produção e transporte e a escassez dos combustíveis fosseis, têm motivado o desenvolvimento de tecnologias que permitam utilizar fontes alternativas de energia, principalmente por aquelas que contribuam em mitigar as emissões de CO2, característica das fontes tradicionais de energia fóssil. Por isso, o uso de bio-combustiveis como bio-etanol, óleo de dendê e biodiesel produzido pela esterificação de óleos vegetais com metanol e etanol, são vistos hoje como alternativas viáveis principalmente nos países com grandes extensões territoriais e com clima propício para a atividade agrícola, como é o caso do Brasil e da Colômbia.Entretanto, ainda não existe uma tecnologia consolidada para a produção de biodiesel considerando-se as matérias-primas produzidas localmente. O presente projeto tem como objetivo estudar o processo de transformação do óleo da mamona em biodiesel através da transesterificação com etanol em condições quase criticas e com o auxilio de um catalisador, permitindo a produção de biodiesel com otimização do consumo de energia e de vapor, menor custo de produção e menores impactos no meio ambiente.Neste trabalho serão realizadas as seguintes atividades:Estudo sobre a extração supercrítica ou quase-crítica de óleo da mamona, experimentos; Obtenção dos dados em uma unidade de separação supercrítica; Mapeamento das regiões de operação ótima do processo utilizando o planejamento de experimentos acoplado com o modelo matemático; Comparação dos resultados obtidos com os resultados obtidos pela via tradicional no laboratório de Valoração do CENPES; Desenvolvimento da simulação deste processo através do simulador comercial Aspen® .

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERRERO, Julie Katerine Rodriguez. Síntese de biodiesel a partir de óleo de mamona empregando etanol subcrítico. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.