Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando processos de formação continuada de professores que ensinam matemática nas séries iniciais da rede municipal de ensino fundamental de Presidente Prudente

Processo: 08/07752-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Monica Fürkotter
Beneficiário:Monica Podsclan Faustino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de matemática   Formação continuada do professor   Professores   Ensino público   Ensino fundamental   Presidente Prudente (SP)   Presidente Epitácio (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação continuada de professores | professores que ensinam matemática | redes municipais de ensino | Formação continuada de professores

Resumo

O projeto visa investigar processos de formação continuada de professores que ensinam Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental de municípios vinculados a UNDIME, pólos de Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo analítico-descritiva e os sujeitos da pesquisa serão três municípios, de pequeno, médio e grande porte. A escolha desses municípios se dará a partir da análise dos resultados da Prova Brasil, procurando aqueles que tenham desempenho semelhante. Por meio de questionário serão identificadas as necessidades e dificuldades dos professores quanto aos conceitos matemáticos e os dirigentes municipais serão entrevistados com o intuito de verificar como são desenvolvidos os processos de formação nos municípios. Posteriormente serão acompanhadas ações de formação continuada envolvendo os professores. A triangulação dos dados será utilizada para investigar indícios de possível contribuição dos processos de formação continuada no desenvolvimento profissional dos professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAUSTINO, Monica Podsclan. Ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentes. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.