Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradição e profecia: o pensamento político da conferência nacional dos bispos do Brasil (CNBB) e seu contexto social e intelectual (1952-1964)

Processo: 08/07792-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Bernardo Ricupero
Beneficiário:Christian Jecov Schallenmüller
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/52480-5 - Linhagens de pensamento político e social brasileiro, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimentismo   Democracia   Igreja católica

Resumo

O presente trabalho faz parte do Projeto Temático "Linhagens do pensamento político e social brasileiro", coordenado pelos professores Gildo Marçal Bezerra Brandão, do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, e Élide Rugai Bastos, do departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. O escopo específico a ser abordado será o de qualificar as mediações, no nível político-intelectual, perpetradas pela cúpula eclesiástica brasileira sobre os substratos de idéias que a influenciaram no período democrático de 1945 a 1964. O trabalho incide sobre o momento de criação e consolidação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que, do ponto de vista político e institucional, coroou o projeto de expansionismo organizacional católico, observado desde os primeiros anos da República, e firmou definitivamente a centralidade das idéias políticas da hierarquia no âmbito das agendas do debate político no Brasil da época. Desta forma, enquanto recorte de uma história das idéias políticas, o trabalho procurará estabelecer as "famílias intelectuais", continuidades e rupturas na absorção e adaptação das formas de pensamento cristalizadas pela hierarquia, bem como indicar os desdobramentos intelectuais mais relevantes engendrados pelo episcopado brasileiro naquele período.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHALLENMÜLLER, Christian Jecov. Tradição e Profecia: o pensamento político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seu contexto social e intelectual (1952-1964). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.