Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem de grupos sanguíneos no suporte transfusional de sangue compatível para pacientes com anemia falciforme

Processo: 08/07544-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Daiane Cobianchi da Costa
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anemia falciforme   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos

Resumo

A genotipagem de grupos sanguíneos pode contribuir, substancialmente, na qualidade da transfusão de sangue fenotipado, sobretudo em pacientes que necessitam de transfusões de repetição, como por exemplo, pacientes portadores de anemia falciforme.No entanto, não existem na literatura estudos de acompanhamento e aproveitamento transfusional dos pacientes com anemia falciforme transfundidos com sangue fenotipado a partir dos resultados do genótipo e portanto ainda não foi estabelecida uma conduta transfusional para estes pacientes. Além disto, a possibilidade de estudar os mecanismos moleculares envolvidos nas variantes de antígenos de grupos sanguíneos específicas de pacientes falciformes, pode auxiliar na seleção adequada do sangue transfundido e inclusive identificar novos alelos.Considerando ainda que alguns sistemas de grupos sanguíneos como Rh, Kell, Kidd e Diego estão diretamente envolvidos em anemias severas é importante avaliar o papel destes sistemas em pacientes portadortes de anemia falciforme através de estudos sorológicos, moleculares e clínicos. Pelo fato de acreditarmos que a biologia molecular pode ser uma alternativa importante na determinação do perfil antigênico, auxiliar no esclarecimento dos mecanismos moleculares envolvidos com as diversas variantes de grupos sanguíneos e identificar doadores compatíveis consideramos fundamental a realização de estudos que possam contribuir no aumento da segurança transfusional dos pacientes portadores de anemia falciforme.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAIANE COBIANCHI DA COSTA; JORDÃO PELLEGRINO JR; GLÁUCIA ANDRÉIA SOARES GUELSIN; KARINA ANTERO ROSA RIBEIRO; SIMONE CRISTINA OLENSCKI GILLI; LILIAN CASTILHO. Molecular matching of red blood cells is superior to serological matching in sickle cell disease patients. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 35, n. 1, p. -, 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Daiane Cobianchi da. Genotipagem de grupos sanguíneos no suporte transfusional para pacientes com anemia falciforme. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.