Busca avançada
Ano de início
Entree

Pré-aquecimento de cimentos resinosos de dupla ativação na simulação de restaurações indiretas de cerâmica: efeitos no grau de conversão após diferentes modos de ativação

Processo: 08/07557-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:César Augusto Galvão Arrais
Beneficiário:Michele de Oliveira
Instituição-sede: Universidade de Guarulhos (UNG). Campus Guarulhos-Centro. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Grau de conversão   Cimentos de resina

Resumo

Este estudo terá como objetivo avaliar, através de espectroscopia infravermelha com transformada de Fourier (FTIR), o grau de conversão (GC) de cimentos resinosos de dupla ativação quando pré-aquecidos em diferentes temperaturas e submetidos a diferentes modos de ativação simulando a fixação de restaurações indiretas de cerâmica. Serão utilizados dois cimentos resinosos de dupla ativação nas versões de baixa e alta viscosidade: Nexus2 Low e High (Kerr Corp.,CA, USA) e Variolink II LV e HV (Ivoclar Vivadent). Os produtos serão colocados na superfície de um bloco de papel específico para espatulação e mantidos a 25 C ou aquecidos em estufa a 35 C e 60 C. Os cimentos serão manipulados e aplicados na superfície de diamante da mesa horizontal de reflectância total atenuada (Satandard Golden Gate, Specac), acoplada em um espectroscópio de luz infravermelha (Tensor 27, Bruker Comp). Serão utilizados 4 modos de ativação: fotoativação direta, em que a luz atravessará uma lâmina de vidro (1,5 mm de espessura) posicionada sobre a camada de cimento resinoso; fotoativação indireta, em que a luz fotoativadora atravessará os discos de cerâmica nas cores A2 (IPS Empress 2, Ivoclar Vivadent) (2 cm de diâmetro) com espessuras de 1,5 mm e 3 mm, posicionados sobre o cimento; e autopolimerização, em que o cimento resinoso não será fotoativado. Espectros serão obtidos por meio da análise de FTIR entre as bandas 1680 e 1500 cm-1 previamente ao início da polimerização e 10 min após polimerização. Para o cálculo do grau de conversão, serão utlizados métodos padrões previamente estabelecidos. Os resultados de GC (%) serão analisados através da ANOVA 3 fatores (viscosidade, temperatura e modo de ativação) e teste de Tukey (±=5%).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, M.; CESAR, P. F.; GIANNINI, M.; RUEGGEBERG, F. A.; RODRIGUES, J.; ARRAIS, C. A. Effect of Temperature on the Degree of Conversion and Working Time of Dual-Cured Resin Cements Exposed to Different Curing Conditions. Operative Dentistry, v. 37, n. 4, p. 370-379, 2012. Citações Web of Science: 27.
FRANCA, FLAVIO ALVARES; DE OLIVEIRA, MICHELE; RODRIGUES, JOSE AUGUSTO; GALVAO ARRAIS, CESAR AUGUSTO. Pre-heated dual-cured resin cements: analysis of the degree of conversion and ultimate tensile strength. Brazilian Oral Research, v. 25, n. 2, p. 174-179, MAR-APR 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.