Busca avançada
Ano de início
Entree

Reabilitação cognitiva da atenção: tradução e adaptação do "pay attention! - a childrens attention process Traininig program"

Processo: 08/07616-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Deise Lima Fernandes Barbosa
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia

Resumo

A atenção é uma importante função da qual dependem outros vários processos cognitivos como a memória e a aprendizagem. Os distúrbios atencionais, como no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H), trazem grandes prejuízos ao quotidiano do indivíduo e a intervenção terapêutica nestes casos se faz necessária. O uso de treino cognitivo da atenção tem como princípio não somente remediar os déficits cognitivos específicos, mas também auxiliar o indivíduo a utilizar estratégias compensatórias, generalizando os ganhos obtidos através do treinamento, para tarefas da vida diária.Diante disso, o presente estudo tem como objetivo a adaptação e a verificação da eficácia do Pay Attention! A Children's Attention Process Training Program - um programa de treinamento dos processos da atenção na infância - à população brasileira.O estudo será realizado em duas etapas. Na 1ª etapa haverá a tradução e adaptação transcultural do Pay Attention! Esta etapa será dividida em três fases: a) tradução e adaptação das instruções de cada tarefa; b) análise da adequação da tradução e adaptação por juízes especialistas; c) estudo-piloto com crianças sem distúrbios do desenvolvimento. Na 2ª etapa do estudo será realizado o teste de eficácia do instrumento em nossa cultura. Para isso três grupos de crianças com TDA/H serão comparados a partir do tipo de intervenção aplicada: uso de metilfenidato de ação prolongada; uso de placebo com de treino cognitivo da atenção com o programa Pay Attention!; e uso de placebo com psicoterapia Cognitivo-Comportamental. A comparação será baseada nos resultados pré e pós-intervenção nos quais serão utilizadas medidas de atenção, memória, funções executivas e escalas comportamentais. O estudo será útil na aquisição de novos conhecimentos sobre instrumentos de reabilitação neuropsicológica em nosso meio.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.