Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ação antiinflamatória do laser de baixa potência sobre a reatividade brônquica e a inflamação pulmonar induzida por isquemia e reperfusão intestinal

Processo: 08/08048-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Flávio Aimbire Soares de Carvalho
Beneficiário:Flávia Mafra de Lima
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome do desconforto respiratório agudo   Laser de baixa intensidade   Mediadores da inflamação   Terapia a laser de baixa intensidade

Resumo

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma síndrome que resulta em alteração da reatividade das vias aéreas e inflamação pulmonar aguda caracterizada pelo aumento da expressão de moléculas de adesão, da permeabilidade vascular e de infiltração de neutrófilos no tecido pulmonar. As manifestações clínicas sistêmicas da SDRA compreendem alterações hemodinâmicas como hipotensão, hiporreatividade vascular a vasoconstritores, redução da perfusão tissular; além de exacerbada produção de eicosanóides, TNF-±, IL-6, IL-8, IL-1² e NO na circulação e, quando associada a sepse apresenta um significativo aumento na taxa de mortalidade. Até recentemente não havia estratégias de tratamento que fossem capazes de reduzir a mortalidade na SDRA. Além disso, o tratamento farmacológico convencional, embora eficaz, apresenta limitações no que diz respeito a pacientes refratários ao tratamento e principalmente aos efeitos colaterais. A SDRA pode ser induzida por isquemia e reperfusão intestinal (I/R-intestinal). As conseqüências da I/R-intestinal não são restritas ao intestino e envolvem a indução de lesão tecidual em órgãos distantes, no qual as vias aéreas e os pulmões ocupam lugar de destaque. Alguns autores mostram o efeito do LBP em doenças que acometem as vias aéreas e o pulmão. O LBP reduz a infiltração de células inflamatórias para o pulmão em indivíduos acometidos por inflamação pulmonar crônica não específica. Em modelos experimentais de inflamação pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo de Gram-negativa (LPS), a terapia com LBP tem sido destacada por alguns autores que reportam a eficácia do LBP sobre a permeabilidade vascular, a hiperreatividade das vias aéreas e os níveis de citocinas pró-inflamatórias. A despeito dos estudos já descritos na literatura sobre o efeito antiinflamatório do LBP em afecções pulmonares de origem alérgica ou induzida por LPS, não existem estudos que avaliem o fenômeno da hiporreatividade das vias aéreas e a inflamação pulmonar observada na SDRA induzida por I/R-intestinal sob o ponto de vista do mecanismo de ação do LBP. O presente projeto tem com objetivo estudar o mecanismo de ação do LBP sobre a reatividade brônquica e a inflamação pulmonar em modelo experimental de inflamação pulmonar aguda induzida pela I/R-intestinal em ratos. Palavras-chave: Isquemia e reperfusão ntestinal; reatividade brônquica; inflamação pulmonar; laser de baixa potência.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, FLAVIA MAFRA; VITORETTI, LUANA; COELHO, FERNANDO; ALBERTINI, REGIANE; BREITHAUPT-FALOPPA, ANA CRISTINA; DE LIMA, WOTHAN TAVARES; AIMBIRE, FLAVIO. Suppressive effect of low-level laser therapy on tracheal hyperresponsiveness and lung inflammation in rat subjected to intestinal ischemia and reperfusion. Lasers in Medical Science, v. 28, n. 2, p. 551-564, FEB 2013. Citações Web of Science: 10.
DE LIMA, FLAVIA MAFRA; MOREIRA, LEONARDO M.; VILLAVERDE, A. B.; ALBERTINI, REGIANE; CASTRO-FARIA-NETO, HUGO C.; AIMBIRE, FLAVIO. Low-level laser therapy (LLLT) acts as cAMP-elevating agent in acute respiratory distress syndrome. Lasers in Medical Science, v. 26, n. 3, p. 389-400, MAY 2011. Citações Web of Science: 15.
DE LIMA, F. MAFRA; VILLAVERDE, A. B.; SALGADO, M. A.; CASTRO-FARIA-NETO, H. C.; MUNIN, E.; ALBERTINI, R.; AIMBIRE, F. Low intensity laser therapy (LILT) in vivo acts on the neutrophils recruitment and chemokines/cytokines levels in a model of acute pulmonary inflammation induced by aerosol of lipopolysaccharide from Escherichia coli in rat. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 101, n. 3, p. 271-278, DEC 2 2010. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.