Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da associação entre a artrite reumatoide e a doença periodontal. estudo do eixo IL-23/IL-17 em modelo experimental de artrite reumatoide e doença periodontal em camundongos

Processo: 08/08142-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Sabrina Garcia de Aquino
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Artrite reumatoide

Resumo

A resposta inflamatória /imune do hospedeiro tem sido alvo de intensa investigação devido a seu papel determinante na manutenção da homeostase, bem como no início e progressão de diversas desordens de caráter auto-imune, inflamatório ou infeccioso. Entre estas, as doenças periodontais (DP) e artrite reumatóide (AR) compartilham diversas semelhanças patológicas relacionadas, sobretudo, a alterações no perfil e níveis de citocinas e de seus antagonistas. Assim, este desequilíbrio imuno-inflamatório é responsável pela maior parte do dano tecidual observado na progressão dessas doenças. Tem sido observada uma maior prevalência da DP em indivíduos com AR, bem como a redução da severidade da AR com o controle da infecção promovido com o tratamento periodontal. Parâmetros como a duração e grau de severidade da AR, controle de higiene oral, grau de inflamação gengival e uso de medicamentos por pacientes com AR são discutidos como fatores de influência na relação entre as duas doenças, assunto ainda bastante controverso. Apesar das divergências relacionadas à etiologia da DP e AR, as citocinas pró-inflamatórias desempenham um papel fundamental na patogênese de ambas as desordens. Neste contexto, diferentes linhas de evidência têm sugerido um papel relevante do eixo inflamatório denominado IL-23/IL-17 na patogênese da artrite reumatóide através da cooperação e/ ou sinergismo com outras citocinas como IL-1² e TNF-±, com subseqüente amplificação da inflamação ou alterações no eixo RANK-RANKL/OPG (osteoclastogênese), confirmando a participação de IL-23 e de IL-17 no processo de reabsorção óssea. O papel de Th17 e do eixo IL-23-IL-17 na imunopatologia da doença periodontal ainda é desconhecido e pouco investigado. Entretanto, a maior parte das evidências sugere uma ação pró-inflamatória de IL-17 na patogênese da DP como verificado para a AR, seja pela sua presença em maiores níveis nos sítios periodontais doentes, bem como pela indução da produção de outros mediadores inflamatórios por diferentes tipos celulares. Na literatura atual, não são encontrados estudos utilizando modelos de DP para o estudo do eixo IL-23-IL-17, nem mesmo a indução concomitante de AR e de DP com o intuito de investigar a relação entre essas duas doenças inflamatórias crônicas, sobretudo no que se refere a parâmetros inflamatórios/imunes comuns a ambas as desordens, entre eles, possivelmente, a via de IL-23/IL-17. Assim este projeto tem como objetivos: 1: Avaliar a associação entre a doença periodontal e a artrite reumatóide em modelos experimentais de doença periodontal induzida por lipopolissacaríedeo (LPS) bacteriano e artrite reumatóide induzida por soro-albumina bovina metilada (mBSA) em camundongos.2: Avaliar a expressão de IL-23/IL-17 e seu papel na fisiopatologia da DP associada ou não à AR em modelos experimentais de doença periodontal induzida por LPS bacteriano e artrite reumatóide induzida por mBSA em camundongos knock-out para o receptor de IL-17.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE AQUINO, SABRINA G.; TALBOT, JHIMMY; SONEGO, FABIANE; TURATO, WALTER M.; GRESPAN, RENATA; AVILA-CAMPOS, MARIO J.; CUNHA, FERNANDO Q.; CIRELLI, JONI A. The aggravation of arthritis by periodontitis is dependent of IL-17 receptor A activation. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY, v. 44, n. 9, p. 881-891, SEP 2017. Citações Web of Science: 10.
DE AQUINO, SABRINA G.; ABDOLLAHI-ROODSAZ, SHAHLA; KOENDERS, MARIJE I.; VAN DE LOO, FONS A. J.; PRUIJN, GER J. M.; MARIJNISSEN, RENOUD J.; WALGREEN, BIRGITTE; HELSEN, MONIQUE M.; VAN DEN BERSSELAAR, LIDUINE A.; DE MOLON, RAFAEL S.; AVILA CAMPOS, MARIO J.; CUNHA, FERNANDO Q.; CIRELLI, JONI A.; VAN DEN BERG, WIM B. Periodontal Pathogens Directly Promote Autoimmune Experimental Arthritis by Inducing a TLR2-and IL-1-Driven Th17 Response. JOURNAL OF IMMUNOLOGY, v. 192, n. 9, p. 4103-4111, MAY 1 2014. Citações Web of Science: 60.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Sabrina Garcia de. Influência de patógenos periodontais na patogênese da artrite experimental. 2012. 107 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.