Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da radiação gama na inibição de alergia alimentar a camarão-branco-do-pacífico (Litopenaeus vannamei)

Processo: 08/08182-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Solange Guidolin Canniatti Brazaca
Beneficiário:Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tropomiosina   Camarão   Irradiação de alimentos

Resumo

A hipersensibilidade a alimentos é muito comum em crianças e adultos. O camarão apesar de muito apreciado é um alimento potencialmente capaz de desencadear reações alérgicas em indivíduos geneticamente pré-dispostos. O principal alérgeno em camarão é a tropomiosina. O objetivo desse experimento é avaliar os efeitos da radiação gama na redução da alergia alimentar a camarão. As amostras serão constituídas de camarões in natura e liofilizados, acondicionados em bandejas de poliestireno, embalados em filme plástico flexível e submetidos a diferentes doses de radiação gama (5,0; 10,0 e 15,0 kGy), sendo essas mantidas sob refrigeração (5ºC ± 1ºC). Serão produzidos em laboratório os anticorpos que irão ser utilizados no experimento para avaliar a alergenicidade da proteína tropomiosina. As amostras, posteriormente à irradiação, passarão por análises para determinação de tropomiosina utilizando as técnicas: SDS-Page, HPLC, ELISA e Imunobloting. Serão também realizado testes físico-químicos e de aceitação para verificação da viabilidade do produto obtido após irradiação. Serão realizados dois ensaios independentes, sendo que em ambos, o delineamento experimental dos resultados das análises será inteiramente ao acaso. Os dados obtidos após o processamento analítico das amostras serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e será aplicado o teste de Tukey (pd0,05).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Tatiana Giselle Guimarães. Efeito da radiação gama na reatividade alergênica e nas propriedades físico-químicas e sensoriais de camarão (Litopenaeus vannamei). 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.