Busca avançada
Ano de início
Entree

Machado de Assis e a Gazeta de Hollanda

Processo: 08/07820-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Edu Teruki Otsuka
Beneficiário:Gabriel de Oliveira Ribeiro Do Valle Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste projeto é identificar e caracterizar o discurso da série de crônicas em versos Gazeta de Hollanda, redigidas por Machado de Assis entre 1º de novembro de 1886 e 20 de fevereiro de 1888, assim como apontar suas similaridades e divergências em relação ao discurso encontrado em outros textos do periódico carioca Gazeta de Notícias, no qual as crônicas eram publicadas. A análise será feita a partir da leitura das crônicas, das demais colunas e notícias do jornal e da bibliografia crítica sobre as outras seções de crônicas que Machado de Assis escreveu ao longo da carreira.São poucos os estudos disponíveis voltados diretamente para as crônicas machadianas dos momentos que antecederam a Lei Áurea, apesar da relevância na história política nacional que tiveram os últimos anos da escravatura, não apenas em relação à questão servil, mas também ao debate e aos conflitos de interesses que, direta ou indiretamente, contribuíram para o fim do Império e para outras questões político-militares posteriores. Ao trazermos informações que elucidem os assuntos e acontecimentos comentados dialogicamente na Gazeta de Hollanda, analisaremos comparativamente a série em versos e as demais crônicas já debatidas pela tradição crítica machadiana. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir de modo essencial para o mapeamento estilístico e temático (sobretudo político e social) da obra do autor. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Gabriel de Oliveira Ribeiro Do Valle. Há diferença? Se há diferença, desmancha-se... Representação da sociedade fluminense na série de crônicas Gazeta de Holanda, de Machado de Assis. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.