Busca avançada
Ano de início
Entree

Acarofauna associada a plantas da região "core" do cerrado e influência destas na acarofauna encontrada em cultivos de soja (Glycine Max) (Fabaceae)

Processo: 08/07835-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Lofego
Beneficiário:José Marcos Rezende
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57868-9 - Sistemática, diversidade e biologia de ácaros plantícolas em fragmentos florestais e ecossistemas agrícolas, AP.JP
Assunto(s):Phytoseiidae   Levantamento   Acarologia   Cerrado   Sistemática   Soja

Resumo

O Cerrado é um bioma seriamente ameaçado devido ao seu posicionamento geográfico e formas fitofisionômicas, que facilitaram as incursões humanas e suas práticas agrícolas. Nesse contexto, vários grupos animais associados a esse bioma podem desaparecer sem ao menos terem sido estudados. Essa realidade inclui os ácaros, os quais em sua maioria são altamente dependentes de formas vegetais para sua sobrevivência. Dessa maneira, o presente estudo tem por objetivo fazer um levantamento das espécies ocorrentes no cerrado sensu stricto, através de coletas em três áreas localizadas na região "core" desse bioma; além de coletas em cultivos de soja adjacentes aos fragmentos florestais estudados. Nas coletas nas áreas de cerrado, serão escolhidas duas espécies de plantas-alvo, características da referida formação vegetal, as quais serão amostradas nos três fragmentos (quatro indivíduos por fragmentos) para um acompanhamento trimestral da dinâmica das populações de ácaros ali ocorrentes, Ainda, para o melhor conhecimento da diversidade de ácaros nessas áreas, serão amostradas outras 15 espécies vegetais em apenas um dos fragmentos (5 por fragmento). Juntamente a isso, será feito um levantamento acarofaunístico em uma lavoura de soja próxima a cada área de cerrado analisada, com amostragens em dez diferentes pontos em cada lavoura. Assim, espera-se obter dados inéditos sobre a diversidade faunística de ácaros na área "core" cerrado, e a avaliar a importância desta vegetação como reservatório de ácaros para a cultura da soja.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, JOSE M.; LOFEGO, ANTONIO C.; NUVOLONI, FELIPE M.; NAVIA, DENISE. Mites from Cerrado fragments and adjacent soybean crops: does the native vegetation help or harm the plantation?. Experimental and Applied Acarology, v. 64, n. 4, p. 501-518, DEC 2014. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REZENDE, José Marcos. Ácaros associados a plantas da região "Core" do Cerrado e sua influência na acarofauna em cultivos de soja (Glycine max (L.) Merril) (Fabaceae). 2011. 159 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.