Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito da elevação dos níveis endógenos de óxido nítrico nas características funcionais de mitocôndrias vegetais.

Processo: 08/07862-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ione Salgado
Beneficiário:Lucas Frungillo Lima
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Transporte de elétrons   Bioquímica vegetal

Resumo

O radical oxido nítrico (NO) possui um importante papel no metabolismo animal e vegetal. Em plantas, tem emergido como uma singular molécula sinalizadora, com uma crucial importância na modulação de diversos processos metabólicos e de desenvolvimento. Porém os mecanismos moleculares responsáveis pela síntese e degradação deste radical apenas agora começam a ser elucidados. As mitocôndrias devem desenvolver um papel crucial na homeostase do NO em vegetais, uma vez que, nestas organelas, vias para a síntese e a degradação deste radical têm sido identificadas. No entanto, não existem ainda informações sobre como a funcionalidade destas organelas é alterada em uma situação de estresse nítrico. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa pretende estabelecer culturas líquidas de células do tipo selvagem, sem e com exposição ao NO por um período prolongado, e de modelos com alto nível de NO; isolar suas mitocôndrias e comparar suas características funcionais, como a atividade dos diferentes complexos respiratórios, fosforilação oxidativa, potencial elétrico de membrana e transporte de Ca2+. Posteriormente, a atividade redutora de nitrito e de degradação de NO será comparada entre as motocôndrias das diferentes linhagens. Para tais estudos, um dos seguintes modelos com altos níveis endógenos de NO será utilizado: Arabidopsis thaliana gsnor3, Nicotiana plumbaginifolia NR(Asp 521) ou Nicotiana tabacum clone 271. Os resultados a serem obtidos poderão trazer informações importantes sobre as alterações provocadas na funcionalidade das mitocôndrias vegetais e na sua capacidade de contribuir para a manutenção da homeostase do NO em plantas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Lucas Frungillo. Modulação da atividade mitocondrial pela S-nitrosoglutationa redutase em resposta ao estresse nutricional em suspensões celulares de Arabidopsis thaliana. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.