Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da acessibilidade ao diagnóstico da tuberculose: análise espacial de casos e de serviços de saúde

Processo: 08/07904-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Georreferenciamento   Tuberculose   Atenção primária à saúde   Análise espacial

Resumo

Trata-se de uma pesquisa inserida em uma série de estudos realizados em diferentes regiões do Brasil a partir do projeto multicêntrico desenvolvido pela Área de Pesquisa Operacional da Rede Brasileira de Pesquisa em tuberculose/REDE-TB. Tem como objetivo a avaliação do acesso dos doentes de TB ao diagnóstico nos diversos serviços de saúde do município de São José do Rio Preto - SP, através de técnicas de análise espacial. A coleta de dados será feita mediante um questionário elaborado por Mackinko e Almeida (2006) e adaptado por Villa e Ruffino (2007), aplicado aos três atores. Serão selecionados para o desenvolvimento da pesquisa, os doentes de tuberculose que já estejam fazendo o tratamento há pelo menos 1 mês, os profissionais de saúde e os gestores que desenvolvam ações de controle da TB no município de São José do Rio Preto. Para a análise dos dados será feita a geocodificação dos casos e Serviços de Saúde, obtida pela equiparação dos endereços dos casos de TB com o mapa de segmento de logradouros dos municípios selecionados para o estudo, usando o software ArcGis 9.1, da EsriR . Espera-se que o estudo identifique os fatores que possam interferir no acesso ao diagnóstico da TB na Atenção Básica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATÁLIA SPERLI GERALDES MARIN DOS SANTOS SASAKI; MARIA DE LOURDES SPERLI GERALDES DOS SANTOS; SILVIA HELENA F. VENDRAMINI; ANTONIO RUFFINO-NETTO; TERESA CRISTINA SCATENA VILLA; FRANCISCO CHIARAVALLOTI-NETO. Atrasos na suspeita e no diagnóstico de tuberculose e fatores relacionados. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, n. 4, p. 809-823, Dez. 2015.
TUBERCULOSE E ANÁLISE ESPACIAL: REVISÃO DA LITERATURA. Cienc. enferm., v. 20, n. 2, p. -, Ago. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.