Busca avançada
Ano de início
Entree

A concepção de criança e de desenvolvimento infantil presente nos livros da série "biblioteca de educação", organizada por lourenço filho.

Processo: 08/07921-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Priscila Marília de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Escola nova
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Nova | História das Idéias Pedagógicas | História da educação

Resumo

Manoel Bergström Lourenço Filho é considerado por muitos estudiosos um dos grandes protagonistas do cenário educacional brasileiro em meados do século XX. Em suas obras, preocupa-se com a formação de professores, com a influência e importância da biologia, da psicologia e da sociologia para a educação, além de defender assiduamente os princípios do escolanovismo. Nesse contexto, este projeto busca analisar, nas obras da Série "Biblioteca de Educação", de Lourenço filho, as concepções de criança e de desenvolvimento infantil, procurando contextualizá-las na sociedade brasileira em meados do século XX (1920-70). Objetiva-se investigar, como Lourenço Filho, por meio dessa coleção divulgou a psicologia do desenvolvimento e/ou da criança no movimento das escolas novas no Brasil. Para tanto, se resgatará as idéias do próprio autor, clássico da educação brasileira, pois há, apesar do reconhecimento do autor para a divulgação do ideário escolanovista no Brasil, uma imensa carência de estudos a respeito de sua importância para a divulgação da chamada psicologia do desenvolvimento no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Priscila Marília de. A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a coleção Biblioteca de Educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.