Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da presença de macrófitas aquáticas sobre as comunidades de macroinvertebrados de riachos tropicais

Processo: 08/07970-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcel Okamoto Tanaka
Beneficiário:Daniel Gonçalves da Fonseca
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas lóticos   Decomposição   Riachos   Predação   Macrófitas

Resumo

As macrófitas aquáticas além de contribuírem com alta taxa de produção primária, são utilizadas como substrato por diversos organismos bentônicos, substrato esse estável que fornece uma heterogeneidade de habitats que são utilizados como refugio, local e fonte de alimentação, além de possibilitar interações entre os organismos ali viventes. As bacias dos rios Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu, apresentam diversos afluentes de baixa ordem, localizados em uma área de Cerrado do Estado de São Paulo, com presença de monoculturas, pastagem e vegetação ripária. Na maioria desses riachos as macrófitas são caracteristicamente abundantes em todas estações do ano, devido ao desmatamento das matas ciliares, que possibilita maior incidência solar sobre os córregos e, portanto, o desenvolvimento de grandes bancos de macrófitas. Predadores influenciam de diversas formas a abundancia e riqueza de macroinvertebrados bentônicos, atuando através de efeitos tróficos diretos (alimentação) ou efeitos indiretos (ameaça de predação, bioperturbação e forrageamento). Entretanto, a maior parte dos estudos envolvendo o efeito de macrófitas sobre a comunidade foi realizada em sistemas lênticos. O objetivo do presente estudo é avaliar se a presença de macrófitas influencia a distribuição de macroinvertebrados aquáticos em riachos. Para tanto, o projeto se divide em duas partes:(1) avaliar a associação existente entre esse substrato e a presença de macroinvertebrados através da comparação de locais com e sem macrófitas,(2)realizar um experimento através de gaiolas de exclusão, para avaliar o efeito da predação (peixes e crustáceos), sobre a fauna de macroinvertebrados existentes nesses vegetais o segundo experimento, através de sistemas de exclusão, analisara o efeito da predação (peixes e crustáceos), sobre a fauna de macroinvertebrados existente nesses vegetais. Os resultados permitirão, um melhor entendimento dos processos funcionais e estruturais, influenciados pela presença de macrófitas, possibilitando um aprofundamento do conhecimento de riachos tropicais e do efeito do desmatamento em seu funcionamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, DANIEL G.; TANAKA, MARCEL O. Influence of an exotic grass on benthic macroinvertebrate communities in a tropical rural landscape. Hydrobiologia, v. 762, n. 1, p. 239-251, DEC 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.