Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da ressuspenção e enriquecimento orgânico nos processos biogeoquímicos e comunidade microbiana do sedimento

Processo: 08/08244-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Paulo Yukio Gomes Sumida
Beneficiário:Paula Carpintero de Moraes
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia microbiana   Diversidade microbiana

Resumo

Regiões costeiras são conhecidas por abrigar uma porção significativa da produtividade primária dos oceanos, atuando como fontes ou sumidouros de elementos biogênicos. A ciclagem do material orgânico (MO) nos sedimentos marinhos controla o ciclo de importantes elementos químicos, sendo que o grau de decomposição desses materiais depende de um grande número de fatores, como por exemplo, a concentração de oxigênio dissolvido na água intersticial, a taxa de deposição de partículas no sedimento, as condições redox, a atividade microbiana e a composição das moléculas orgânicas. Este conjunto de variáveis e processos físico-químicos e biológicos ocorrendo no sistema bêntico fornece um serviço fundamental para o ecossistema marinho, enterrando parte do material particulado e devolvendo produtos remineralizados à coluna de água. Esses processos são resultado principalmente da ação microbiana na decomposição da matéria orgânica. A presente proposta visa estudar a resposta da comunidade microbiana bêntica, em condições controladas de laboratório, a dois eventos comuns que ocorrem em regiões costeiras: enriquecimento orgânico por input de material fitoplanctônico no sedimento e evento de ressuspensão devido à incidência de frentes frias. Para isso serão analisadas a densidade, biomassa e atividade bacteriana, assim como uma caracterização molecular da comunidade bacteriana, visando à identificação dos principais grupos de bactérias atuando nos processos do sedimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, PAULA CARPINTERO; FRANCO, DIEGO CASTILLO; PELLIZARI, VIVIAN HELENA; GOMES SUMIDA, PAULO YUKIO. Effect of plankton-derived organic matter on the microbial community of coastal marine sediments. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 461, p. 257-266, DEC 2014. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Paula Carpintero de. Resposta microbiana a pertubações naturais em sedimentos costeiros. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.