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Política de inclusão escolar: educação especial e rede de apoio

Processo: 08/08876-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosângela Gavioli Prieto
Beneficiário:Rosanna Claudia Bendinelli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | Ensino Colaborativo | Municipio de São Paulo | política educacional | rede de apoio | Políticas Públicas e Educação Especial

Resumo

A importância da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular é notória e tem sido amplamente discutida. É necessário avançar os estudos, para que saiamos do plano ideológico e mergulhemos de forma efetiva na investigação de práticas inclusivas no âmbito da rede pública. Atualmente inicia-se um processo de compreensão de que a inclusão, visando uma educação de qualidade, não pode ser feita sem apoios à equipe escolar e aos alunos, sejam estes apoios internos ou externos à instituição de ensino. Nesse sentido começamos a vislumbrar no Brasil, bibliografias que discorrem sobre a importância do ensino colaborativo e da constituição de redes de apoio. Essa discussão, porém, é ainda escassa em nosso país, poucos autores têm se aprofundado nessa temática. Com referência ao processo de inclusão, vemos que, na esfera pública, medidas têm sido tomadas. Em 2004, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME - SP), buscando firmar sua política de atendimento na esfera da educação especial, criou os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI). Decreto e Portaria que regulamentam os CEFAI, entre outras ações, indicam a possibilidade de serviços de educação especial conveniados, visando a estabelecer-se uma rede de apoio. O presente projeto propõe uma pesquisa qualitativa que visa, em um primeiro momento, aprofundamento teórico acerca do significado e relevância das redes de apoio, entrando na teoria do ensino colaborativo, e, em seguida, averiguar e analisar como estas estão sendo constituídas no âmbito dos CEFAI, avaliando seus resultados, contribuições e conseqüências tanto para a equipe escolar, quanto para os alunos com necessidades educacionais especiais.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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