Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de compostos intermetálicos de clatratos por difração de raios-x

Processo: 08/08900-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo
Beneficiário:Larissa Sayuri Ishibe Veiga
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação síncrotron   Difração por raios X   Compostos intermetálicos   Cristalografia

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo iniciar a aluna Larissa Veiga às técnicas avançadas de difração de raios-x utilizando fontes de luz síncrotron. O objeto de estudo serão as propriedades estruturais de novos compostos intermetálicos do tipo clátratos que possuem forte motivação de aplicação tecnológica na área dos materiais termoelétricos. As amostras a serem estudadas serão os compostos Ba8Ga16Sn30 e Eu8Ga16Ge30 na fase beta na forma de monocristais disponíveis graças a uma colaboração com pesquisadores do Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas de Sólidos do IFGW. O projeto envolve medidas estruturais destes compostos monocristalinos em baixa temperatura (abaixo de 10 K) assim como medidas de difração magnética de raios-x no LNLS nos compostos magnéticos a base de Eu. Será realizado também o estudo de viabilidade de medidas de difração resolvida no tempo para se obter informações sobre a dinâmica das vibrações dos átomos de Ba e Eu nos compostos na fase beta.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VEIGA, Larissa Sayuri Ishibe. Estudo de composto intermetálico clatrato Eu8Ga16Ge30 por difração magnética de raios-X. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.