Busca avançada
Ano de início
Entree

Valoração de frações pesadas de petróleo utilizando protótipo nacional de destilador molecular

Processo: 08/08689-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Regina Wolf Maciel
Beneficiário:Érica Roberta Lovo da Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Petróleo   Caracterização   Destilação molecular

Resumo

O objetivo geral deste projeto de doutorado é caracterizar as correntes de destilado e resíduo obtidas no protótipo nacional de destilador molecular de filme descendente, utilizando como matéria-prima dois cortes de resíduo de petróleo pesado fornecido pelo CENPES/PETROBRAS. Os objetivos específicos para cada resíduo de petróleo são : análises físico-químicas das amostras a serem utilizadas no protótipo nacional de destilador molecular de filme descendente; condução dos experimentos no destilador com resíduos da coluna de destilação atmosférica e a vácuo de petróleo; extensão da curva PEV(temperatura em função da porcentagem em massa da corrente do destilado) a partir dos dados operacionais obtidos no item anterior utilizando a correlação FRAMOL; aplicação da técnica de destilação simulada de alta temperatura (HTSD) nos cortes de destilado obtidos no destilador; caracterização físico-química das amostras de destilado e de resíduo obtidas no protótipo de destilação molecular.Uma caracterização química mais detalhada destes resíduos se faz necessária para melhorar as rotas de processamento de petróleos, principalmente dos petróleos nacionais, por se tratarem de petróleos pesados com características peculiares.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Érica Roberta Lovo da. Valoração de frações pesadas de petróleo utilizando protótipo nacional de destilador molecular. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.