Busca avançada
Ano de início
Entree

Um método D-bar para estimar admitividade em 2-D através de Tomografia por Impedância Elétrica

Processo: 08/08739-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Raul Gonzalez Lima
Beneficiário:Claudia Natalia Lara Herrera
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05303-4 - Novas estratégias em ventilação artificial: diagnóstico e prevenção do barotrauma/biotrauma através da tomografia de impedância elétrica (TIE), AP.TEM
Assunto(s):Reconstrução de imagens   Condutividade

Resumo

Propõe-se uma extensão do método D-bar de Tomografia por Impedância Elétrica (TIE) para obter, além da condutividade, a permitividade de um domínio 2D. O algoritmo baseia-se na prova de existência e unicidade de Brown e Uhlmann (Comm. in PDEs, 22, 1997) para domínios com distribuição de condutividade uma vez diferenciáveis e estende-se para incluir a determinação e estimação da permitividade única usando o artigo de E. Francini (Inverse problems, 16, 2000). O algoritmo de estimação é testado usando dados simulados e experimentais, coletados em um sistema de injeção bipolar de corrente elétrica. As imagens estimadas de condutividade e permitividade são comparadas. A caracterização de tecidos biológicos é fortemente facilitada através do conhecimento da permitividade. Nas aplicações médicas da TIE há grande interesse na permitividade uma vez que vários autores apresentam critérios para distinguir tecidos saudáveis de tecidos com crescimento anormal baseados na permitividade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, CLAUDIA N. L.; VALLEJO, MIGUEL F. M.; MUELLER, JENNIFER L.; LIMA, RAUL G. Direct 2-D Reconstructions of Conductivity and Permittivity From EIT Data on a Human Chest. IEEE TRANSACTIONS ON MEDICAL IMAGING, v. 34, n. 1, p. 267-274, JAN 2015. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HERRERA, Claudia Natalia Lara. Um método D-bar para estimar admitividade em 2-D através de tomografia por impedância elétrica.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.