Busca avançada
Ano de início
Entree

O sentido do silêncio na experiência num contexto de violência escolar

Processo: 08/08957-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:César Donizetti Pereira Leite
Beneficiário:Roberta Luciana Custódio Bianchini
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Violência escolar   Silêncio

Resumo

ResumoO presente estudo trata de questionamentos e reflexões a cerca de três temáticas centrais: violência escolar, silêncio e experiência. Considerando a violência como um tema discutido em vários âmbitos do processo histórico do homem, abordaremos um de seus segmentos - a violência escolar - que vem ressaltando várias inquietações na área da Educação.A maneira como a violência escolar se constitui e engendra modos de exercícios de poder, nos remete às suas formas de manifestações, tratando aqui, mais especificamente, do silêncio como uma das formas de linguagem manifesta pela violência escolar. Nessa perspectiva, abordaremos as discussões sobre o tema experiência em Walter Benjamim, com o intuito de alicerçarmos nossas reflexões a respeito dos modos de produção de sentido que envolvem as formas de linguagem, em particular, o silêncio.Assim sendo, o silêncio visto como uma forma de linguagem, e como um dos instrumentos da violência, é tratado aqui, como silêncio fundante, assim como, uma forma de experiência, que pode ser expressa como produtora de sentido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIANCHINI, Roberta Luciana Custódio. Um percurso de experiência : violência e silêncio - imagens de uma pesquisa na escola. 2010. 117 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.