Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da técnica do preparo cavitário e dos tipos de materiais restauradores na prevenção de cárie secundária - estudo in situ.

Processo: 08/08974-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:José Augusto Rodrigues
Beneficiário:Ana Carolina Tedesco Jorge
Instituição-sede: Universidade de Guarulhos (UNG). Campus Guarulhos-Centro. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Cárie dentária   Laser   Flúor   Ionômeros de vidro

Resumo

O objetivo deste trabalho será comparar in situ a influência da técnica do preparo cavitário e dos tipos de materiais restauradores contendo flúor na prevenção de cárie através de uma avaliação sensorial e da microdureza do esmalte ao redor das cavidades restauradas. Para este estudo serão utilizados 60 blocos de esmalte dental humano. Os blocos serão divididos aleatoriamente em 6 grupos. Para o preparo cavitário serão utilizados alta rotação e ponta diamantada ou laser Er,Cr:YSGG. Em cada bloco de esmalte será confeccionada uma cavidade circular com 1,5mm de diâmetro e 1,5mm de profundidade. Após a confecção da cavidade, cada bloco será restaurado de acordo com o seu grupo, utilizando cimento de ionômero de vidro, resina composta ou um híbrido de ionômero de vidro e resina composta, cada material restaurador será empregado utilizando-se as recomendações do fabricante. Será realizada uma avaliação visual quantitativa do desenvolvimento de cárie através de escores e avaliação da microdureza Knoop com carga de 25g. Os dados da avaliação sensorial serão submetidos teste ao não-paramétrido de Kruskal Wallis seguido pelo teste de Dunn, e os dados quantitativos de microdureza serão submetidos a análise de variância e teste Tukey (±=0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEDESCO JORGE, ANA CAROLINA; CASSONI, ALESSANDRA; DE FREITAS, PATRICIA MOREIRA; REIS, ANDRE FIGUEIREDO; BRUGNERA JUNIOR, ALDO; RODRIGUES, JOSE AUGUSTO. Influence of Cavity Preparation with Er,Cr:YSGG Laser and Restorative Materials on In Situ Secondary Caries Development. Photomedicine and Laser Surgery, v. 33, n. 2, p. 98-103, FEB 1 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.