Busca avançada
Ano de início
Entree

Nietzsche e Wagner: o diário de aproximação

Processo: 08/08977-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Marcio Benchimol Barros
Beneficiário:João Eduardo Navachi da Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da arte   Friedrich Nietzsche   Tragédia   Música   Grécia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo demonstrar, discutir e analisar, através de uma investigação filosófica, quais os motivos estético-filosóficos que proporcionaram ensejo a tempestuosa e polêmica relação existente entre Friedrich Nietzsche e Richard Wagner. Analisando as obras de Nietzsche e Wagner procurar-se-á compreender quais os pressupostos estéticos e filosóficos que aproximaram e que posteriormente afastaram e ocasionaram o rompimento entre ambos. Da mesma forma que se uniram quando partilhavam de uma mesma perspectiva filosófica, também se afastaram quando as posturas adotadas por ambos deixaram de compactuar e seguiram caminhos distintos. O objetivo da dissertação Da aproximação ao rompimento - Wagner aos olhos de Nietzsche é o de realizar uma análise precisa capaz de evidenciar de fato como ocorreu a aproximação e a posterior ruptura entre eles.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, João Eduardo Navachi da. Nietzsche e Wagner : o diário de aproximação. 2010. 114 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.