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Análise da comercialização de bioeletricidade no varejo: um estudo do avanço das usinas do setor sucroalcooleiro a jusante da cadeia produtiva.

Processo: 08/08983-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Edgard Monforte Merlo
Beneficiário:Iraci de Souza João
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Varejo   Comercialização   Bioeletromagnetismo

Resumo

O mercado brasileiro de energia elétrica tem enfrentado nos últimos anos crises sucessivas de abastecimento, devido principalmente ao crescimento contínuo da demanda e a baixa oferta, que ocorre predominantemente, por falta de investimentos em infra-estrutura e pela maciça dependência da hidroeletricidade. A geração de eletricidade a partir do uso dos resíduos da cana-de-açúcar é apontada como alternativa viável para minimização do problema exposto acima. Esta tem grande potencial de desenvolvimento, porém, para que seja efetivamente explorada, é necessário que o setor sucroalcooleiro visualize a co-geração de energia como mais um produto da cadeia, viável e lucrativo, e não um subproduto como é classificado atualmente. Para tanto, é de suma importância o desenvolvimento de formas inovadoras de comercialização, como a venda direta para consumidores livres, que minimize os efeitos prejudiciais causados pela concentração das empresas distribuidoras de energia elétrica. Dessa forma, o objetivo desse estudo é de analisar a comercialização de bioeletricidade no varejo, pelas usinas de açúcar e álcool, buscando compreender os principais aspectos estratégicos envolvidos neste processo. Para tal, serão realizadas entrevistas com agentes selecionados intencionalmente, em função de seu papel na cadeia estudada. Para analise e sistematização dos dados, será feito uso respectivamente, da metodologia de análise de conteúdo e construção de uma matriz que cruzará duas metodologias de análise do ambiente, a SWOT e a "PEST".

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