Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre a composição bioquímica do biofilme dentário, fatores imunológicos e ambientais e a incidência de cárie em pré-escolares com cárie precoce da infância

Processo: 08/09510-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Beneficiário:Thaís Parisotto Ulmer
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Pré-escolar   Placa bacteriana   Microbiologia oral   Bioquímica

Resumo

A prevalência da cárie precoce da infância (CPI) no Brasil é alta e sua severidade aumenta com a idade. A perda precoce de dentes decíduos pode resultar em uma série de transtornos no desenvolvimento adequado do sistema estomatognático, o que interfere na qualidade de vida da criança bem como nas condições de saúde geral. Diversos parâmetros clínicos, bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e ambientais podem influenciar o desenvolvimento e progressão das lesões da CPI. Assim, o presente projeto de pesquisa terá como objetivo avaliar a relação entre a composição bioquímica e microbiológica do biofilme dentário, fatores imunológicos e ambientais e incidência da cárie precoce da infância em um no de acompanhamento. A amostra será constituída por 136 crianças, de ambos os gêneros, que frequentam regularmente creches/pré-escolas municipais na cidade de Itatiba-SP. Essas crianças serão submetidas ao exame clínico para determinação do índice de cárie, incluindo as lesões iniciais de mancha branca, à coleta de biofilme dentário para análise das variáveis bioquímicas/microbiológicas e à coleta de saliva para a dosagem de IgAs e posterior verificação das reações entre esses anticorpos e os antígenos de Streptococcus mutans (SM). Na análise bioquímica do biofilme dentário serão determinados cálcio, flúor, fósforo e polissacarídeos extracelulares insolúveis (PECIs) através dos respectivos métodos: espectrofotometria de absorção atômica, eletrodo íon-seletivo e colorimetria. Essas variáveis serão expressas em função do peso seco de biofilme (¼g/mg). Técnicas quantitativas de cultura microbiológica serão utilizadas para determinar o número de estreptococos do grupo mutans. As amostras de saliva dessas crianças serão avaliadas quanto ao nível de IgAs utilizando o teste de Elisa e as reações entre esse anticorpo e antígenos de Streptococcus mutans serão avaliadas por meio do teste de western blot. Para avaliação de fatores ambientais (dieta, higiene bucal, renda familiar, etnia, escolaridade materna) será empregado um diário de dieta e um questionário semi-estruturado. Os resultados da incidência de cárie em um ano de acompanhamento serão expressos em médias e desvios-padrões. Os demais dados obtidos serão analisados estatisticamente por meio do teste de qui-quadrado/exato de Fischer (=0,05) seguido por regressão logística múltipla com um intervalo de confiança de 95%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIZZARDI, KARINA FERREIRA; AZEVEDO RODRIGUES, LIDIANY KARLA; STEINER-OLIVEIRA, CAROLINA; NOBRE-DOS-SANTOS, MARINES; PARISOTTO, THAIS MANZANO. Plaque Fluoride Levels as a Predictor of Caries Development in Early Childhood with High Sugar Exposure - A Preliminary Study. CLINICAL COSMETIC AND INVESTIGATIONAL DENTISTRY, v. 12, p. 71-78, 2020. Citações Web of Science: 0.
PARISOTTO, T. M.; STIPP, R.; RODRIGUES, L. K. A.; MATTOS-GRANER, R. O.; COSTA, L. S.; NOBRE-DOS-SANTOS, M. Can insoluble polysaccharide concentration in dental plaque, sugar exposure and cariogenic microorganisms predict early childhood caries? A follow-up study. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 8, p. 1091-1097, AUG 2015. Citações Web of Science: 8.
PARISOTTO, T. M.; KING, W. F.; DUQUE, C.; MATTOS-GRANER, R. O.; STEINER-OLIVEIRA, C.; NOBRE-DOS-SANTOS, M.; SMITH, D. J. Immunological and Microbiologic Changes during Caries Development in Young Children. Caries Research, v. 45, n. 4, p. 377-385, 2011. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.