Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um instrumento sobre fatores do trabalho que podem contrubuir para sintomas osteomusculares na equipe de enfermagem

Processo: 08/09913-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Neusa Maria Costa Alexandre
Beneficiário:Marina Zambon Orpinelli Coluci
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos traumáticos cumulativos   Enfermagem   Saúde do trabalhador   Fatores de risco

Resumo

Os trabalhadores da área de saúde são um grupo de risco para o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares, destacando-se os de enfermagem. Os objetivos desta pesquisa são desenvolver um questionário que avalia a percepção dos trabalhadores de enfermagem aos fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares e avaliar suas propriedades psicométricas. O estudo será realizado com técnicos e auxiliares de enfermagem de um hospital público. O desenvolvimento do questionário seguirá normas metodológicas de construção e adaptação de instrumentos. Será realizada uma revisão na literatura, identificação de instrumentos de medida, incluindo o instrumento genérico denominado "Instrumento sobre fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares", e realização de entrevistas com uma amostra da população alvo da pesquisa. As etapas de desenvolvimento de domínios, itens e do instrumento como um todo terão seu conteúdo avaliado por um comitê de especialistas. Após a validade de conteúdo, será realizado um pré-teste com o questionário. A coleta de dados será realizada a fim de se avaliar as qualidades psicométricas da versão final. A confiabilidade será verificada por meio da consistência interna e da estabilidade (teste-reteste). A validade de constructo pela técnica dos grupos conhecidos será feita com trabalhadores de enfermagem e da área administrativa. E será avaliada a validade comparando os resultados do instrumento com as respostas ao Questionário Nórdico, à Escala Numérica de Dor e ao The Pain Disability Questionnaire. Será realizada análise descritiva, alfa de Cronbach para avaliação da consistência interna, Coeficiente de Correlação Intra-classe para verificar a estabilidade e testes não-paramétricos para avaliar as validades.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORPINELLI COLUCI, MARINA ZAMBON; COSTA ALEXANDRE, NEUSA MARIA. Psychometric properties evaluation of a new ergonomics-related job factors questionnaire developed for nursing workers. APPLIED ERGONOMICS, v. 45, n. 6, p. 1588-1596, NOV 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Desenvolvimento e validação de um questionário para avaliação de riscos para sintomas osteomusculares relacionados à enfermagem. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.