Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de processos na indústria têxtil: modelos e métodos de solução

Processo: 08/09953-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Victor Claudio Bento de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria têxtil   Dimensionamento de lotes   Heurística

Resumo

O setor têxtil brasileiro é um importante gerador de empregos e de desenvolvimento regional. Sua cadeia produtiva é composta de sete etapas, as quais vêm sendo abordadas de forma desagregada. Este trabalho propõe estudar a integração de parte da cadeia produtiva têxtil, propondo o planejamento integrado de suas duas primeiras etapas: o beneficiamento do algodão e a fiação. O problema do beneficiamento do algodão envolve a mistura e a seleção dos fardos de algodão (matéria-prima) para produção dos fios. Planejar a fiação implica em dimensionar e sequenciar os lotes de fios que devem ser produzidos de forma a garantir que a demanda dos mesmos seja atendida. Serão estudados os problemas isolados apresentados na literatura e modelos para o problema integrado serão desenvolvidos. Extensões e desenvolvimento de métodos de solução para o problema integrado serão realizados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO, VICTOR C. B.; TOLEDO, FRANKLINA M. B.; ALMADA-LOBO, BERNARDO. HOPS - Hamming-Oriented Partition Search production planning in the spinning industry. European Journal of Operational Research, v. 234, n. 1, p. 266-277, APR 1 2014. Citações Web of Science: 13.
CAMARGO, V. C. B.; TOLEDO, F. M. B.; ALMADA-LOBO, B. Three time-based scale formulations for the two-stage lot sizing and scheduling in process industries. Journal of the Operational Research Society, v. 63, n. 11, p. 1613-1630, NOV 2012. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Victor Claudio Bento de. Otimização de processos na indústria têxtil: modelos e métodos de solução. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.