Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização eletrofisiológica, sináptica e molecular dos neurônios Nidopálio Caudomedial, uma área responsável pelo processamento auditivo em aves canoras

Processo: 08/10015-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ricardo Mauricio Xavier Leão
Beneficiário:André Luiz Andreotti Dagostin
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Plasticidade   Plasticidade neuronal   Transmissão sináptica   Aves

Resumo

Para uma ave canora, o reconhecimento do canto específico da espécie é um fator determinante para seu sucesso nos contextos social e individual. É através do reconhecimento desse canto que um animal pode, por exemplo, procurar um parceiro sexual, reconhecer indivíduos ou demarcar seu território. O nidopálio caudomedial (NCM) é um núcleo telencefálico responsável pelo reconhecimento do canto da espécie e muito provavelmente responsável também pelo armazenamento do canto do tutor. Quando uma ave canora, por exemplo, o mandarim, é exposta ao canto da própria espécie, neurônios do NCM são ativados. Esta ativação pode ser vista pela expressão do gene zenk (também conhecido como zif-268, erg-1, ngf1-A, Krox-24), o qual é expresso especificamente no NCM perante a estimulação sonora pelo canto da própria espécie. In vivo, com auxílio de um eletrodo implantado no NCM, é possível observarmos a atividade da população neuronal do núcleo ao mesmo tempo em que apresentamos o canto ao animal. Neurônios do NCM disparam em resposta a cada canto, porém, minutos após o início da apresentação do estímulo, um fenômeno de habituação ao canto pode ser observado. Essa habituação é um processo plástico que reduz exponencialmente a atividade neuronal observada em cerca de 60%, é duradoura (até 48 horas) e é específica ao canto apresentado.Estudos eletrofisiológicos do NCM com técnica de whole-cell patch-clamp em nosso laboratório mostraram alterações marcantes em resposta ao canto, como a diminuição da amplitude das correntes glutamatérgicas em mandarins de ambos os sexos e o aparecimento de bursts excitatórios quando aplicamos antagonista GABAérgico ao sistema, provavelmente como resultado de uma excitabilidade exacerbada da rede glutamatérgica.Não se sabe quais são as vias responsáveis pelos fenômenos observados, se do próprio NCM ou de áreas adjacentes. A própria estrutura do núcleo torna essa questão de difícil acesso, pois diferentes populações neuronais estão presentes, diferindo quanto à expressão de proteínas, morfologia, conectividade celular e propriedades eletrofisiológicas. Assim, a caracterização eletrofisiológica (aplicando a técnica de whole-cell patch-clamp), molecular (utilizando o single-cell RT-PCR) e hodológica (através do uso de registros de correntes evocadas e injeção de traçadores nos núcleos de interesse) das populações neuronais do NCM é um passo importante para a compreensão dos processos plásticos que ocorrem no telencéfalo das aves canoras.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAGOSTIN, ANDRE A.; LOVELL, PETER V.; HILSCHER, MARKUS M.; MELLO, CLAUDIO V.; LEAO, RICARDO M. Control of Phasic Firing by a Background Leak Current in Avian Forebrain Auditory Neurons. FRONTIERS IN CELLULAR NEUROSCIENCE, v. 9, DEC 10 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.