Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise epistemológica da noção de "outro" em Roy Wagner

Processo: 08/09847-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Iracema Hilário Dulley
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia   Desconstrução   Alteridade

Resumo

A alteridade é um pressuposto epistemológico fundante na disciplina antropológica, a partir do qual as diversas teorias e abordagens formularam seus programas. Em sua obra, Roy Wagner propõe-se a construir um partido interpretativo particular a partir dessa premissa; sua inserção no campo antropológico e a maneira como apresenta suas formulações são, portanto, pautadas pelo diálogo com uma certa epistemologia. A partir do desmonte da posição teórico-analítica do autor, pretendo traçar os diálogos com base nos quais se constituiu para, após estabelecer essa linha condutora, discutir os pressupostos epistemológicos implícitos nas formulações que partem da existência de um ponto de vista do "outro". Para tanto, utilizarei como principal arcabouço analítico o método de leitura estrutural e a metodologia da "desconstrução" de Jacques Derrida, de modo a apreender e apresentar o desenvolvimento argumentativo da teoria proposta por Wagner. Esse método de leitura permite estabelecer as conexões lógicas entre os argumentos no interior do texto e atentar para a construção de sua cadeia argumentativa de modo a explicitar as pressuposições implícitas, que remetem ao horizonte epistemológico mais amplo da disciplina.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DULLEY, Iracema Hilário. Os nomes dos outros: alteridade e comunicação em Roy Wagner. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.