Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e análise filogenética do gênero Idiops Perty, 1833 (Araneae, Idiopidae)

Processo: 08/10147-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Flávio Uemori Yamamoto
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Araneae   Mygalomorphae   Sistemática   Zoologia (classificação)

Resumo

A família Idiopidae é considerada monofilética, composta por três subfamílias: Idiopinae, Arbanitinae e Genysinae, sendo Idiopinae a mais basal dentro da família. Esta última subfamília apresenta sete gêneros com distribuição na Índia, África, Américas do Sul e Central e oeste asiático. O gênero Idiops é o maior dentro de Mygalomorphae, apresentando 89 espécies e uma subespécie. Sua distribuição é equivalente à da subfamília, ocorrendo a maior parte de sua diversidade no continente africano. São aranhas de 10 mm a 35 mm caracterizadas por apresentar fileira ocular posterior procurva, carapaça estreita posteriormente, quelícera apresentado duas fileiras de dentes nas margens prolateral e retrolateral, esterno com sigilas posteriores ausentes e ausência de espinhos diminutos nas coxas. O presente projeto pretende revisar as espécies do gênero Idiops e analisar filogeneticamente suas relações, sendo o primeiro trabalho neste sentido para a subfamília Idiopinae. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMAMOTO, FLAVIO U.; LUCAS, SYLVIA M.; BRESCOVIT, ANTONIO D. Catanduba, a new Theraphosinae spider genus from Central Brazil (Araneae, Theraphosidae). Zootaxa, n. 3172, p. 1-19, JAN 25 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.