Busca avançada
Ano de início
Entree

Inferência para processos estocásticos de longo alcance

Processo: 08/10693-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Pesquisador responsável:Nancy Lopes Garcia
Beneficiário:Lucas Moreira
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processos estocásticos

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é o estudo de inferência para cadeias de longo alcance principalmente com vistas a testes de hipoteses e aplicações a dados lingüísticos. Este é um trabalho que tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos dentro de diversos projetos. Em particular, do Projeto Temático "Comportamento estocástico, fenômenos críticos e identificação de padrões rítmicos nas línguas naturais", Processo FAPESP 03/09930-9.Vários estimadores são propostos na literatura para a estimacão dos contextos relevantes. Entretanto, em nenhum destes artigos é abordado o tema de testes de hipóteses. Isto se deve ao fato de que os estimadores são árvores estocásticas e não existe um conceito óbvio de variabilidade. Abordaremos este problema através de técnicas de reamostragem.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, NANCY L.; MOREIRA, LUCAS. Stochastically Perturbed Chains of Variable Memory. Journal of Statistical Physics, v. 159, n. 5, p. 1107-1126, JUN 2015. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Lucas. Processos de ordem infinita estocasticamente perturbados. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.