Busca avançada
Ano de início
Entree

O fator de transcrição FTZ-f1 e o controle da expressão de vitelogenina em Apis mellifera

Processo: 08/10757-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Zilá Luz Paulino Simões
Beneficiário:Tathyana Rachel Palo Mello
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores citoplasmáticos e nucleares   Vitelogênese   Apis mellifica

Resumo

Dois principais hormônios, os ecdisteróides (cujo principal representante é a 20-hidroxiecdisona - 20E) e o hormônio juvenil (HJ) são responsáveis pelo controle da metamorfose e da diferenciação de castas nas abelhas Apis mellifera. A ação de hormônios é mediada por fatores de transcrição - moléculas capazes de se ligar ao DNA e regular a transcrição gênica. Dentre estes fatores de transcrição, destacamos FTZ-F1, membro da superfamília dos receptores nucleares sem ligante conhecido (órfão). Em Drosophila melanogaster, a presença de FTZ-F1 é essencial para a ação de 20E. Além disso, FTZ-F1 também participa na regulação da expressão do gene codificador da Vitelogenina (Vg) em Aedes aegypti. A Vg, cujo gene tem expressão com características casta-específicas em A. mellifera, além de exercer outras funções, é de vital importância para o desenvolvimento do embrião. Sabe-se que, em pupas, o HJ induz a transcrição de vg, mas os mecanismos pelos quais ocorre esse processo ainda não são conhecidos. Em nossos trabalhos anteriores, demonstramos que a expressão de FTZ-F1 em A. mellifera ocorre em momentos de baixos títulos de ecdisona, da mesma forma que em D. melanogaster, e essa característica é comum em moléculas envolvidas na aquisição de competência para ação de hormônios (no caso, 20E). A redução nos transcritos de ftz-f1 em pupas de A. mellifera por meio de RNA de interferência provocou a queda nos níveis de transcritos de vg, assim como de AmelCRP14, um gene codificador de proteína cuticular. Estes resultados são interessantes por sugerirem que FTZ-F1 está envolvido na transativação desses genes. Estudos mais aprofundados sobre FTZ-F1 em A. mellifera podem colaborar para a compreensão da regulação da expressão de vg, e, portanto, da diferenciação de castas nestas abelhas. Propomos avaliar os efeitos do HJ exógeno e da supressão de 20E sobre a expressão de ftz-f1; analisar os efeitos do knockdown de ftz-f1 (que já foi realizado) utilizando microarrays; e verificar, por meio de Gel mobility shift assay, se ocorre a ligação do domínio de união a DNA de FTZ-F1 à região promotora dos genes vg e AmelCRP14. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLO, T. R. P.; ALEIXO, A. C.; PINHEIRO, D. G.; NUNES, F. M. F.; CRISTINO, A. S.; BITONDI, M. M. G.; BARCHUK, A. R.; SIMOES, Z. L. P. Hormonal control and target genes of ftz-f1 expression in the honeybee Apis mellifera: a positive loop linking juvenile hormone, ftz-f1, and vitellogenin. Insect Molecular Biology, v. 28, n. 1, p. 145-159, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.