Busca avançada
Ano de início
Entree

Transformação genética de Citrus sinensis (L.) Osbeck para resistência a Candidatus Liberibacter ssp

Processo: 08/10426-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Beatriz Madalena Januzzi Mendes
Beneficiário:Eveline Carla da Rocha Tavano
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Melhoramento genético vegetal   Transformação genética   Resistência à doença

Resumo

A citricultura brasileira tem sido afetada por diversos problemas fitossanitários que interferem em sua produtividade. A doença Huanglongbing (HLB), causada pela bactéria Candidatus Liberibacter ssp., que coloniza os vasos do floema tem provocado grandes prejuízos à cultura. Uma importante alternativa para o controle desta doença consiste na obtenção de variedades resistentes, por meio da transformação genética, sendo que uma das estratégias para a obtenção de plantas transgênicas resistentes a doenças causadas por bactérias baseia-se na introdução de genes que codificam peptídeos antibacterianos. O objetivo deste projeto de pesquisa será obter plantas transgênicas de laranja doce 'Hamlin', 'Natal', 'Pêra' e 'Valência', com o gene que codifica o peptídeo antibacteriano atacina A (attA), controlado pelos promotores, AtSUT2 e CsPP2, visando a expressão gênica específica nos vasos do floema. A transformação genética será realizada via Agrobacterium tumefaciens contendo o plasmídeo pCAMBIA 2201 com o cassete de expressão. Para os experimentos de transformação genética será utilizado como explante, segmentos de epicótilo obtidos de plântulas cultivadas in vitro. A confirmação da transformação genética será realizada pela análise de PCR. As plântulas identificadas como transgênicas por PCR serão aclimatizadas e posteriormente transferidas para a casa-de-vegetação específica para o cultivo de plantas transgênicas. Análises de Southern blot e Northern blot serão realizadas nas plantas PCR positivas aclimatizadas, para confirmação da integração e transcrição do transgene. As linhagens de plantas transgênicas regeneradas serão avaliadas para a resistência a Candidatus Liberibacter asiaticus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVANO, Eveline Carla da Rocha. Transformação genética de Citrus sinensis (L.) Osbeck para resistência a Candidatus Liberibacter ssp. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.