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Arquitetura Robótica para Controle de Robôs Socialmente Inteligentes

Processo: 08/10554-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Roseli Aparecida Francelin Romero
Beneficiário:Giampaolo Luiz Libralon
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Interação homem-máquina   Robótica   Emoções
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Inteligente | Emoções | Inteligência Artificial | Interação humano-robô | Robôs sociáveis | Robótica | Robótica e Inteligência Artificial

Resumo

Robôs sociáveis devem ser capazes de interagir, se comunicar, compreender e se relacionar com os seres humanos de uma maneira natural. Embora diversos robôs sociáveis tenham sido desenvolvidos com sucesso, ainda existem muitas limitações a serem superadas. São necessários importantes avanços no desenvolvimento de mecanismos que possibilitem interações mais realísticas, bem como regulem o relacionamento entre robôs e humanos. A maioria dos robôs sociáveis existentes possui habilidades limitadas de percepção, cognição e comportamento em comparação com seres humanos. Diversos pesquisadores argumentam que existe um conjunto de emoções básicas que foram preservadas durante o processo de evolução, pois possibilitam a adaptação do comportamento dos organismos a diversas situações com as quais se deparam diariamente. Dentre elas, pode-se citar a raiva, a aversão, o medo, a alegria, a tristeza e a surpresa. Essas emoções servem a propósitos específicos e emergem em determinados contextos do ambiente, para preparar o organismo a responder apropriadamente. Nesse contexto, este projeto de pesquisa propõe aperfeiçoar uma arquitetura robótica, que aprende por meio de interações sociais, com a adição da capacidade de expressar um conjunto de emoções básicas, assim como propõe melhorias nos atuais sistemas de aprendizado e visão computacional existentes, com o objetivo de permitir interações mais realísticas e duradouras com o ser humano.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIBRALON, Giampaolo Luiz. Modelagem computacional para reconhecimento de emoções baseada na análise facial. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

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