Busca avançada
Ano de início
Entree

Textos de divulgação científica no ensino de química: possibilidades de uso no nível médio e na formação inicial de professores

Processo: 08/10577-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Luciana Nobre de Abreu Ferreira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Ensino médio   Linguagem   Leitura

Resumo

Durante o desenvolvimento do projeto temos como objetivo tratar dos seguintes aspectos relacionados à temática da divulgação científica (DC) no ensino de ciências: a) seleção, caracterização e análise de textos de divulgação científica (TDCs) publicados na Revista Ciência Hoje, nos últimos cinco anos, tendo em vista a discussão de algumas características desses textos capazes de auxiliar os professores na sua utilização como recurso didático no ensino médio de química; b) elaboração e análise de estratégia didática (pautada na utilização de TDCs, que serão selecionados com base nos resultados advindos do trabalho de caracterização e análise descrito no item anterior), tendo em vista a compreensão do funcionamento da leitura dos TDCs em ambientes de ensino. Procuraremos compreender esse funcionamento a partir da análise das dinâmicas discursivas estabelecidas em sala de aula e das produções escritas dos alunos, com o intuito de sugerir possibilidades de leitura do discurso da DC no nível de ensino mencionado; c) realização de ações em disciplina de Prática de Ensino de Química que permitam o conhecimento das percepções dos licenciandos quanto ao uso de TDCs em salas de aula de química e a elaboração de estratégias didáticas por parte dos mesmos, pautadas no uso desses textos. Pretendemos estabelecer relações entre as percepções dos licenciados e as estratégias por eles propostas, com o intuito de melhor entender as potencialidades e limitações do uso de TDCs no ensino de química. Analisaremos os textos selecionados da Revista Ciência Hoje com base em instrumentos de análise propostos pelo grupo liderado por Kawamura para análise de TDCs. Os referenciais teóricos que guiarão a análise da estratégia didática que será aplicada no ensino médio serão os da Análise de Discurso, da escola francesa. Buscaremos subsídios no mesmo referencial teórico para estabelecer relações entre as percepções dos licenciandos sobre o uso de TDCs, as estratégias didáticas por eles propostas e aspectos do emprego dos TDCs no ensino de química.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALETE LINHARES QUEIROZ; LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química. Ciência e Educação, v. 19, n. 4, p. 947-969, 2013.
LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.