Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação Molecular e Caracterização Fenotípica e Genotípica da Produção de Biofilme em Isolados de Candida albicans e não-albicans do Hospital da Clínicas de Botucatu, UNESP.

Processo: 08/10835-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Ariane Cristina Mendes de Oliveira Bruder Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Candida   Micologia

Resumo

Leveduras do gênero Candida têm emergido como importantes agentes de infecções nosocomiais, devido, principalmente, ao aumento do número de pacientes que apresentam algum comprometimento no sistema imunológico. Embora Candida albicans seja a espécie mais freqüentemente isolada de candidemias em todo o mundo, espécies de Candida não-albicans também tem se destacado, e já existem relatos de que espécies de C. não-albicans, como, por exemplo, C. parapsilosis estão apresentando freqüência similar ou superior a de C. albicans. Tendo em vista que diferentes espécies podem apresentar diferentes perfis tanto de susceptibilidade a drogas antifúngicas como de produção de biofilme, a correta identificação das espécies é imprescindível para determinar a terapia a ser aplicada, tornando-se uma necessidade e desafio para os laboratórios. O Laboratório de Microbiologia Médica do IBB dispõe de uma Coleção de Culturas contendo cepas isoladas de pacientes do Hospital das Clínicas da FMB e de isolados ambientais do mesmo hospital. Considerando essa importante coleção, estamos propondo realizar a identificação molecular das leveduras do gênero Candida pela amplificação e seqüenciamento de regiões de rDNA, bem como pela caracterização dos introns do grupo I. Técnicas de amplificação e seqüenciamento de regiões de rDNA, como ITS1 e ITS2, são consideradas altamente especificas e sensíveis na discriminação das espécies. Os introns do grupo I são importantes na classificação dos diferentes genótipos de C. albicans, podem estar relacionados à maior ou menor susceptibilidade do microrganismo a drogas. Além disso, esses introns do grupo I vêm sendo indicados como novos alvos terapêuticos, uma vez que estas regiões gênicas estão ausentes em células de mamíferos. Paralelamente aos estudos de identificação e caracterização das leveduras, avaliaremos também a produção de biofilme, um importante fator complicador associado à presença de cateteres ou outros dispositivos médicos, e mais resistente às drogas antifúngicas que as células planctônicas, e que é considerado hoje, um dos maiores problemas no combate de infecções. A base genética da produção de biofilmes nestas leveduras é complexa, com envolvimento de vários genes. Entre estes genes, destaca-se o papel de ALS1 e ALS3, os quais serão estudados juntamente com HWP1, procurando-se avaliar seus padrões de polimorfismo e sua possível correlação com maior ou menor produção de biofilme in-vitro. Os dados gerados, além de possibilitar melhor conhecimento epidemiológico e do perfil das espécies de leveduras causadoras de infecção em nossa região, também poderão contribuir com informações laboratoriais que subsidiem a terapêutica racional com as drogas disponíveis, bem como na busca de novas alternativas terapêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUDER-NASCIMENTO, ARIANE; CAMARGO, CARLOS HENRIQUE; MONDELLI, ALESSANDRO LIA; SUGIZAKI, MARIA FATIMA; SADATSUNE, TERUE; BAGAGLI, EDUARDO. Candida species biofilm and Candida albicans ALS3 polymorphisms in clinical isolates. Brazilian Journal of Microbiology, v. 45, n. 4, p. 1371-1377, OCT-DEC 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Ariane Cristina Mendes de Oliveira Bruder. produção de biofilme em isolados de Candida spp do Hospital das Clínicas de Botucatu, UNESP. 2013. 142 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu) Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.