Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades magnéticas e de transporte elétrico de materiais dopados com agregados magnéticos

Processo: 08/11293-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Varlei Rodrigues
Beneficiário:Artur Domingues Tavares de Sá
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Magnetismo

Resumo

O estudo de nanossistemas tem adquirido grande importância na comunidade científica. Um dos sistemas que se destaca é o dos nano-agregados atômicos: nanopartículas com 2 - 10^7 átomos, com composição e formas variadas. Devido ao seu tamanho diminuto, suas propriedades são fortemente definidas por efeitos quânticos e de superfície. Dessa maneira suas propriedades são muito diferentes de seus equivalentes macroscópicos. Uma das maneiras usuais de estudo de nanopartículas é a de embebê-las em uma matriz, modificando as propriedades desta última, ou seja, o que temos no final é um material funcionalizado pelo agregado. Em particular, existe um grande interesse em semicondutores, metais ou isolantes dopados com materiais que exibam propriedades magnéticas. Isto se deve às propriedades interessantes que estes sistemas apresentam. Como exemplos, temos a possibilidade de controle da magnetização de semicondutores usando campos elétricos, afetando a densidade de portadores de carga no caso das matrizes semicondutoras; efeito de magneto-resistência em matrizes metálicas; tunelamento com polarização de spin em matrizes dielétricas. Entretanto, todos estes estudos apresentam uma grande dificuldade em comum, o controle do tamanho e da composição dos agregados nas amostras. Estamos finalizando a construção de um instrumento que permitirá a produção de nano-agregados selecionados em massa. Este equipamento, primeiro do gênero no Brasil, permitirá a obtenção de amostras modelo, ou seja, matrizes dopadas com nanopartículas com tamanho e composição bem definidos. O objetivo deste trabalho é a produção e estudo de amostras modelo com técnicas sensíveis a estrutura, magnetização e transporte elétrico, permitindo a compreensão dos efeitos observados em função da concentração, tamanho e composição do dopante. Com isso poderemos correlacionar as propriedades medidas com o elemento dopante. Permitindo uma potencialização das propriedades de maior interesse para possíveis aplicações na produção de novos materiais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, ARTUR; DE SA, TAVARES; TOSHIYUKI, VITOR; OIKO, ABRAO; DI DOMENICANTONIO, GIULIA; RODRIGUES, VARLEI. New experimental setup for metallic clusters production based on hollow cylindrical magnetron sputtering. JOURNAL OF VACUUM SCIENCE & TECHNOLOGY B, v. 32, n. 6 NOV 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SÁ, Artur Domingues Tavares de. Nano-agregados metálicos : produção e propriedades magnéticas. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.