Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento periodontal em indivíduos diabéticos compensados e não-compensados: avaliação clínica, glicêmica e dos níveis de citocinas e fatores relacionados a reabsorção óssea.

Processo: 08/11419-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Poliana Mendes Duarte
Beneficiário:Vanessa Renata Santos da Silva
Instituição-sede: Universidade de Guarulhos (UNG). Campus Guarulhos-Centro. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontite   Citocinas   Tratamento periodontal   Expressão gênica   Inflamação   Diabetes mellitus

Resumo

Os objetivos do presente estudo serão: 1- comparar os níveis de citocinas e fatores de reabsorção óssea (RANKL, OPG, TNF-alfa, IL-4, IFN-gama, IL-23 e IL-17) no fluido gengival de sítios com periodontite em diabéticos tipo II compensados e não-compensados, antes e em 3 e 6 meses após terapia periodontal básica; 2- avaliar, nestes mesmos indivíduos e tempos experimentais, o efeito deste tratamento nos níveis glicêmicos (taxa de hemoglobina glicosilada) e parâmetros clínicos periodontais; 3- correlacionar os níveis glicêmicos, parâmetros clínicos e imunológicos. Quarenta indivíduos com periodontite crônica portadores de diabetes mellitus tipo II serão incluídos neste estudo. No início, os mesmos serão submetidos à exames sanguíneos para verificação da taxa de hemoglobina glicosilada e glicemia em jejum. De acordo com a taxa de hemoglobina glicosilada inicial, os indivíduos serão divididos em: Diabéticos compensados (n=20): nível de hemoglobina glicosilada entre 4,5% e 8%; Diabéticos não-compensados (n=20): nível de hemoglobina glicosilada superior a 8%. Os indivíduos serão ainda submetidos ao exame clínico periodontal e coleta de fluido gengival para avaliação da quantidade total e concentração de RANKL, OPG, TNF-alfa, IL-4, IFN-gama, IL-23 e IL-17 pelo ELISA. Em seguida, todos os indivíduos receberão terapia periodontal não-cirúrgica, incluindo adequação e raspagem e alisamento radicular. As avaliações clínicas e dos níveis de hemoglobina glicosilada, glicemia em jejum e as coletas de fluido gengival serão novamente realizadas em 3 e 6 meses após o tratamento. As comparações intra-grupo (antes e após o tratamento) para os dados imunológicos, glicêmicos e clínicos serão efetuadas pelo teste de Friedman ou ANOVA, de acordo com a normalidade dos dados. As comparações inter-grupos (compensados X não-compensados) nos diferentes tempos experimentais serão realizadas pelos testes de Mann-Whitney ou t Student. Os dados glicêmicos, clínicos e imunológicos serão relacionados por meio da correlação de Spearman. Para todas as análises será adotado um nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, VANESSA R.; LIMA, JADSON A.; MIRANDA, TAMIRES S.; GONCALVES, TIAGO E. D.; FIGUEIREDO, LUCIENE C.; FAVERI, MARCELO; DUARTE, POLIANA M. Full-mouth disinfection as a therapeutic protocol for type-2 diabetic subjects with chronic periodontitis: Twelve-month clinical outcomes. A randomized controlled clinical trial. Journal of Clinical Periodontology, v. 40, n. 2, p. 155-162, FEB 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.