Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos métodos de partículas aplicados a problemas de impacto hidrodinâmico em superfície livre

Processo: 09/00083-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Minussi
Beneficiário:Joel Roberto Guimarães Vasco
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica dos fluidos   Simulação numérica

Resumo

Problemas de interação entre fluido e estrutura, a despeito de sua complexidade intrínseca, devem ser melhor investigados, pois revestem-se de importância significativamente prática para indústrias aeroespacial, civil, naval, mecânica, nuclear e muitas outras (Mitra e Sinhamahapatra, 2005). Nesse contexto, inserem-se os problemas de impacto hidrodinâmico, como a queda de massas sólidas em águas tranqüilas ou o impacto de cascos de embarcações na superfície do mar (slamming). Para investigar tais problemas, lança-se mão de métodos númericos, tendo em vista suas vantagens em detrimento a uma abordagem puramente empírica ou analítica. Nesse sentido, seguindo uma tendência de crescimento mundial, os Métodos de Partículas vêm sendo utilizados principalmente pela sua capacidade de representar fenômenos altamente não-lineares e/ou descontínuos. A aplicação dos Métodos de Partículas a problemas da Engenharia, no entanto, ainda se encontra em estágio embrionário de desenvolvimento no cenário nacional. Isso posto, e dada a necessidade na busca pela melhor representação de fenômenos complexos, torna-se pertinente e oportuno o estudo e aplicação dos Métodos de Partículas em problemas de impacto hidrodinâmico em superfície livre, na estimativa e previsão das taxas de transferência de energia sólido-fluido, analisando a onda de submersão gerada. Esta pesquisa de doutorado caracteriza-se como multidisciplinar, ou seja, o problema exigirá a conjunção de especialista na área de hidráulica, engenharia elétrica e o uso de técnica matemáticas e computacionais inteligentes.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCO, Joel Roberto Guimarães. Desenvolvimento de software utilizando a técnica sph (smoothed particle hydrodynamics) na geração de ondas de submersão. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.