Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de scaffolds através da sinterização do Biosilicato® vítreo com cristalização concorrente

Processo: 08/11539-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ana Candida Martins Rodrigues
Beneficiário:Murilo Camuri Crovace
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/08179-9 - Processos cinéticos em vidros e vitrocerâmicas, AP.TEM
Assunto(s):Sinterização   Tecidos suporte   Enxertos   Vitrocerâmica   Biomateriais   Vidro

Resumo

A sinterização de vidros com cristalização concorrente pode ser utilizadacomo uma forma de fabricação de vitrocerâmicas. Este método é umaalternativa ao método convencional, que compreende a conformação do artigojá no formato final seguida de tratamento térmico para cristalização no interiordo material. Pelo processo de sinterização, o vidro é pulverizado e conformadosegundo métodos cerâmicos tradicionais, tais como a prensagem, e emseguida tratado termicamente para sinterização por fluxo viscoso, que, por suavez, ocorre simultaneamente e de forma concorrente à cristalização, a partir dasuperfície das partículas originais. A obtenção de vitrocerâmicas através destemétodo oferece inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais.A principal proposta deste projeto é a obtenção de scaffolds através dasinterização do Biosilicato® vítreo com cristalização concorrente. Scaffolds sãoestruturas artificiais macroporosas, que auxiliam no desenvolvimento eregeneração do tecido ósseo, quando este não é capaz de regenerar-senaturalmente. O Biosilicato® é uma vitrocerâmica bioativa totalmente cristalina,desenvolvida por nosso grupo de pesquisa (LaMaV/UFSCar). A sinterizaçãodeste material no estado vítreo é uma proposta inovadora, pois os scaffoldspoderão ser obtidos de forma mais rápida e barata. Este projeto se insere noprojeto temático "Processos cinéticos em vidros e vitrocerâmicas" (Processo n°2007/08179-9).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CROVACE, MURILO C.; SOARES, VIVIANE O.; RODRIGUES, ANA CANDIDA M.; PEITL, OSCAR; RAUCCI, LARISSA M. S. C.; DE OLIVEIRA, PAULO T.; ZANOTTO, EDGAR D. Understanding the mixed alkali effect on the sinterability and in vitro performance of bioactive glasses. Journal of the European Ceramic Society, v. 41, n. 7, p. 4391-4405, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180720465 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 25 de outubro de 2018