Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de Penicilina G Acilase de B. megaterium por Bacillus megaterium recombinante

Processo: 09/00177-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Raquel de Lima Camargo Giordano
Beneficiário:Ana María Vélez Escallón
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Processos bioquímicos   Clonagem   Bacillus megaterium   Penicilina G

Resumo

Penicilina G acilase (PGA) é importante enzima industrial e a sua produção por B. megaterium vem sendo estudada há anos no DEQ-UFSCar, tendo-se conseguido triplicar a produtividade em biorreator e definir protocolo de separação da enzima secretada. Visando melhorias ainda maiores, iniciaram-se estudos para expressão da enzima por microrganismo recombinante. A primeira abordagem estudada usou como hospedeiro E. coli, com diferentes estratégias de clonagem, não tendo sido obtida atividade significativa de PGA com nenhuma delas. Concluiu-se, pois, que E. coli não é um bom hospedeiro para expressão de PGA de B. megaterium. Propõe-se agora o estudo da expressão do gene pac de B. megaterium no próprio B. megaterium. Esse microrganismo vem sendo descrito na literatura como um bom hospedeiro para expressão de proteínas heterólogas devido a sua baixa produção de proteases. A expressão de uma enzima recombinante é função da concentração celular do microorganismo e das condições de indução. Contudo, antes da expressão é necessário a obtenção do clone, o que está em andamento no grupo. Um grupo alemão foi bem sucedido na expressão de PGA de B. megaterium em B. megaterium, embora seja uma linhagem diferente da qual vimos estudando. Inclui-se, por isso, neste projeto, estágio nesse grupo visando clonagem em nossa linhagem ou, caso essa etapa já tenha sido vencida, melhorias no clone, tais como apagamento dos genes codificadores de proteases e de plasmídeos já existentes em B. megaterium. Assim que obtido um clone bem-sucedido, serão realizados estudos da expressão da enzima em frascos agitados e em biorreator, visando definição das condições operacionais de cultivo do microorganismo recombinante que conduzam a alta densidade celular e altos níveis de atividade da enzima.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VELEZ, ANA MARIA; DA SILVA, ADILSON JOSE; LUPERNI HORTA, ANTONIO CARLOS; SARGO, CINTIA REGINA; CAMPANI, GILSON; SILVA, GABRIEL GONCALVES; CAMARGO GIORDANO, RAQUEL DE LIMA; ZANGIROLAMI, TERESA CRISTINA. High-throughput strategies for penicillin G acylase production in rE-coli fed-batch cultivations. BMC Biotechnology, v. 14, JAN 21 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.