Busca avançada
Ano de início
Entree

As referências mitológicas na construção da ironia em racconti surrealisti e satirici de alberto moravia

Processo: 09/00846-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Maria Celeste Tommasello Ramos
Beneficiário:Gisele de Oliveira Bosquesi
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ironia   Intertextualidade

Resumo

A pesquisa proposta tem como objetivo estudar o diálogo intertextual entre a obra Racconti Surrealisti e Satirici, do escritor italiano Alberto Moravia, e a Mitologia greco-romana. O estudo buscará elucidar tal diálogo tendo em vista sua contribuição para o texto, principalmente no que se refere à ironia. Para tanto, utilizamos como teorias de base os estudos realizados por Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, e Laurent Jenny. Adotamos a metodologia fenomenológica-hermenêutica, pois se trata de análise interpretativa crítica, uma vez que buscamos verificar a importância e a função das referências à Mitologia greco-romana para o desenvolvimento do sentido nas narrativas curtas moravianas, tanto no nível estrutural quanto no plano do conteúdo.Muitos aspectos da obra de Alberto Moravia já foram estudados, porém o diálogo com a Mitologia ainda não foi aprofundado por nenhum estudioso. Dessa forma, nos propomos a estudar as várias referências à Mitologia greco-romana e interpretar o diálogo intertextual travado a fim de que se verifique a presença de ironia nos contos que compõem nosso corpus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSQUESI, Gisele de Oliveira. As referências mitológicas e a construção do humorismo em Racconti surrealisti e satirici, de Alberto Moravia. 2011. 145 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.