Busca avançada
Ano de início
Entree

Errância no Contemporâneo: um estudo sobre a percepção de dirigentes e profissionais de instituições assistenciais em relação a andarilhos de estrada.

Processo: 09/00641-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Eurípedes Costa Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Doutorado   Nomadismo

Resumo

O fenômeno da errância associado à migração, pobreza, desemprego e desfiliação social é uma característica marcante na atualidade e se expressa com maior radicalidade no caso dos andarilhos de estrada: sujeitos que perambulam a pé pelas rodovias do país sem rumo certo ou destino definido e praticamente ignorados pelas políticas públicas de assistência social. A presente pesquisa tem por objetivo compreender como os dirigentes e profissionais de algumas instituições assistenciais do Estado de São Paulo percebem esse complexo fenômeno na sociedade contemporânea e quais as diretrizes adotadas para o atendimento a esses sujeitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EURÍPEDES COSTA DO NASCIMENTO; JOSÉ STERZA JUSTO. Assistência social e práticas institucionais no atendimento a andarilhos de estrada. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 31, n. 4, p. -, Dez. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Eurípedes Costa Do. Errância no contemporâneo : um estudo sobre a percepção de dirigentes e profissionais de instituições assistenciais em relação a andarilhos de estrada. 2012. 198 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.