Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do envolvimento do sistema opióide e das redes neurais entre o hipotálamo medial e a substância cinzenta periaqueductal em processos antinociceptivos induzidos por reações de fuga orientada evocada pela estimulação química do hipotálamo medial

Processo: 09/01157-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Maria Angelica Castiblanco Urbina
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofarmacologia

Resumo

A estimulação elétrica e química de algumas estruturas mesencefálicas, tais como a substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPd), as camadas profundas do colículo superior (CPCS) e o núcleo central do colículo inferior (NCCI) eliciam respostas defensivas explosivas, associadas ao medo e semelhantes àquelas que caracterizam a síndrome do pânico em humanos. Contudo, quando a estimulação é realizada em núcleos do hipotálamo medial (HM), a resposta defensiva caracteriza-se por uma reação de fuga de intensidade moderada e mais bem orientada. Há evidências mostrando que os processos antinociceptivos são modulados por diversos mediadores químicos opióides e não-opióides em estruturas mesencefálicas, assim como em núcleos do sistema endógeno de inibição de dor e do complexo hipotalâmico, para os quais se destinam projeções GABAérgicas inibitórias. O objetivo deste trabalho consiste em estabelecer as conexões entre núcleos do hipotálamo ventro-medial (HVM) e núcleos do hipotálamo dorso-medial (HDM), com a substância cinzenta periaquedutal (SCP) e com núcleos do sistema endógeno de inibição de dor, através de um estudo neuroanatômico com microinjeções iontoforéticas do neurotraçador anterógrado e retrógrado, a biodextrana marcada com Texas Red ou fluoresceína, em cada um dos núcleos hipotalâmicos estudados. Também será estudado o efeito da lesão neurotóxica, com cloreto de cobalto microinjetado na SCPd, que possivelmente possuem conexão direta ou indireta com o HVM e HDM e desempenham algum papel na analgesia induzida pelo medo evocado por estimulação química dos núcleos ventro-medial e dorso-medial do hipotálamo. Serão determinados os efeitos do pré-tratamento com microinjeções de antagonistas opióides na SCP, núcleo rico em encefalina e beta-endorfina, que possivelmente possui conexões diretas com os núcleos HVM e HDM, avaliaando-se o envolvimento de redes neurais implicadas no controle da dor durante a organização da antinocicepção induzida por reações de defesa orientada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URIBE-MARINO, ANDRES; FRANCISCO, AUDREY; CASTIBLANCO-URBINA, MARIA ANGELICA; TWARDOWSCHY, ANDRE; SALGADO-ROHNER, CARLOS JOSE; CRIPPA, JOSE ALEXANDRE S.; CECILIO HALLAK, JAIME EDUARDO; ZUARDI, ANTONIO WALDO; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. Anti-Aversive Effects of Cannabidiol on Innate Fear-Induced Behaviors Evoked by an Ethological Model of Panic Attacks Based on a Prey vs the Wild Snake Epicrates cenchria crassus Confrontation Paradigm. NEUROPSYCHOPHARMACOLOGY, v. 37, n. 2, p. 412-421, JAN 2012. Citações Web of Science: 42.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.