Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção e mobilidade do boro no algodoeiro

Processo: 09/01774-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Julio Cesar Bogiani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Algodão   Relação solo-planta

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar a absorção e mobilidade do boro em três cultivares de algodão e também investigar a mudança na concentração de carboidrato não estrutural de lâminas foliares e botões florais. Serão realizados experimentos utilizando cultivares de algodão FMX 966, FMT 701 e FMX 993. As plantas serão cultivadas em caixas contendo solução nutritiva. No experimento 1 as cultivares de algodão receberão diferentes concentrações de boro, com o intuito de determinar os níveis deste elemento, na solução e na planta, que causem deficiência ou fitotoxicidade e também estudar a mobilidade do boro na planta. No experimento 2, pretende-se estudar a absorção e mobilidade do boro nas cultivares de algodoeiro, aplicando o isótopo estável 10B na folha. No experimento 3, as plantas de algodão serão submetidas a tratamentos com e sem boro na solução nutritiva para estudar os efeitos da deficiência de B na concentração de carboidratos não estruturais no tecido das folhas e botões florais do algodoeiro. Nos três experimentos, o delineamento experimental será em blocos casualizados com quatro repetições.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOGIANI, Julio Cesar. Absorção e mobilidade do boro em cultivares de algodão. 2010. 89 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.